Côtes du Rhône Domaine Saint François Xavier 2015 (Orgânico)
Côtes du Rhône , França

R$89,90
Segundo Jancis Robinson, a maior especialista de vinhos do mundo, o Côtes du Rhône é o vinho mais fácil de beber da França. Nós concordamos.

Descrição

Quando degustamos o Côtes du Rhône da Domaine François Xavier fomos surpreendidos pelo que chegou à nossa taça: um vinho com qualidade muito superior ao que estamos acostumados e ver no mercado brasileiro abaixo das R$100.

A fruta escura madura mesclada com fruta verde e especiaria, nos revelou a tipicidade da região, mas com concentração que costuma se encontrar num Vacqueyras ou Gigondas, não num Côtes du Rhône!

Quando provamos o primeiro gole veio uma nota lenhosa - que lembrou estágio em tonéis de madeira – junto com sálvia fresca, e depois de um tempinho subiram camadas de cereja madura. E os taninos? Sutis, mas jovens, e completaram completamente o conjunto no palato. Que vinho!

A composição deste nobre e classudo Côtes du Rhône é de Grenache (70%), Syrah (15%) e Mourvèdre (15%), de produção orgânica e vinhas velhas, de aproximadamente 40 anos. Recomendamos harmonizar com uma costela de cordeiro ou um coq-au-vin, prato típico da região.

História

A vinícola de François Lambert, o Domaine Saint François Xavier, esta localizada no terroir de Gigondas, ao lado de Châteauneuf-du-Pape, de onde vem suas uvas. Todo vinho é elaborado em grandes tanques de alvenaria e envelhecidos em tonéis carvalho feitos com madeira da França e da Sicília. Hoje a produção é 100% orgânica.