Collosorbo Rosso di Montalcino 2015
Toscana, Itália
Collosorbo Rosso di Montalcino 2015
Um verdadeiro petit Brunello. Este um dos Rossos mais elegantes e sedosos que já provamos
Best seller badge

91

ws

91

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
30 min.
Tempo
de barrica
8 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Ao degustar este vinho pela 3˚ vez, em Março 2018, nossa equipe toda concordou que este vinho é um baby Brunello, aliás, é muito melhor de alguns dos Brunellos básicos que encontramos por aqui.

Elaborado com o mesmo Sangiovese Grosso do Brunello, nascido na abençoada Castelnuovo dell’Abate, sub-região no sudeste da DOCG, este vinho é a prova da safra 2015, considerada 5 estrelas pelo Consorzio di Brunello di Montalcino é altamente prestigiado pelos críticos.

Collosorbo possui uma das propriedades mais importantes nesta sub- região e este sedoso e complexo Rosso mostra todo o potencial do seu terroir.

O vinho passou por 8 meses em grandes tonéis de carvalho esloveno e barricas de carvalho francês.

De corpo médio, no olfato revela morangos frescos, violeta, chocolate ao leite e traços carnudos. Em boca entrega taninos aveludados, acentos cítricos, nuances de tabaco, couro e cerejas maduras e exuberantes.

“Delicioso apesar de ainda jovem, entrega bastante fruta e harmonia” disse o crítico James Suckling, ao prestigiar o vinho com 91 pontos.

Adoramos este vinho, não será exagero dizer que é um dos melhores Rosso de Montalcino que já provamos (e provamos muitos!). Para tomar agora ou para guardar na adega até 2023.

91 Pontos - James Suckling

91 Pontos - Wine Spectator

História

Propriedade fundada por Giovanni Ciacci em 1995, atualmente comandada por suas filhas enólogas Laura e Lúcia, Collosorbo é hoje considerado um produtor de referência no sul de Montalcino.

Localizada em Castelnuovo dell’Abate, a melhor sub- região do sul da DOCG, a propriedade da família foi construída sobre túneis utilizadas pelos etruscos, povo que existia na Toscana antes da ocupação romana.

Hoje, a família possui 20 hectares de oliveiras e 15 vinhedos diferentes, a maioria direcionada para os Brunello e Rosso di Montalcino. A altitude é perfeita para a produção de Brunello. Está a 300m acima do mar, e o ferro no solos, pouco encontrado fora de Castellnuovo dell’Abate, contribui à complexidade e mineralidade dos seus vinhos.

O nome Collosorbo é referência às árvores natais (sorbo) que crescem nas colinas (colli) da região, mas também tem outro significativo: “pescoço forte” em italiano antigo. Bem escolhido, achamos nós, pois duvidamos que foi fácil para tres mulheres winemakers ganharem destaque como uma das melhores e mais elogiadas famílias produtoras na DOCG mais importante da Itália.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados