Collosorbo Brunello di Montalcino 2012
Toscana, Itália
Collosorbo Brunello di Montalcino 2012
Referência no sul de Montalcino, em 2012 o Collosorbo produziu um 95 Ponto Brunello adorado pelos críticos, considerado “Melhor Compra” pela Wine Enthusiast
Best seller badge

93

ws

92

we

95

js

93

ag

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
36 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

No início de 2017, visitamos Montalcino para degustar os Brunellos de 2012.

A safra tinha recebido 5 estrelas pelo Consorzio di Brunello di Montalcino, entre apenas 3 da última década a ser prestigiado pela distinção, e queríamos conhecer os vinhos de perto.

Degustamos 60 Brunellos ao longo da viagem. Este, da sub-região Castellnuovo dell’Abate, foi um dos nossos favoritos.

Elevado a 300m - 500m, protegido pelo Monte Amiata dos ventos quentes subindo do sul do país, abençoado por alta exposição solar, Castelnuovo dell’Abate é considerada a melhor das 5 distintas sub-zonas do sul de Montalcino. Lá os vinhos oferecem fruta abundante, mas também com acidez e estrutura o suficiente para melhorar na longa guarda.

Algumas das melhores parcelas em Castelnuovo dell’Abate pertencem à Giovanna Ciacci, fundadora da Collosorbo, com 50 anos de história de produção na região. A habilidade da família, também a qualidade do seu terroir, ficam aparentes ao degustar este vinho.

Aromas de cereja fresca e couro se destacam, também uva passa, ameixa e nuances cítricos. Em boca, cereja e morango maduro, raspas de limão, figo e toques de grafite. O álcool é bem comportado, os taninos presentes, mas não poderosos, aveludados e finos, sedosos.

Ideal para carnes de caça ou um bife de chorizo. Tomar agora ou guardar por até 15 anos.

95 Pontos - James Suckling - “Sedutores os aromas de ameixa e casca de árvore. Como um veludo. Pleno com ótima acidez e bastante berry e cereja, com nuances de chocolate e toques de madeira. Entrará no ápice após 2019.”

93 Pontos - Wine Spectator - “Harmonioso e vibrante, com persistência excelente, está cheia cereja e framboesa fresca, ampliada por tabaco e nuances florais. Elegante e refinado!”

93 Pontos - Vinous - Antonio Galloni

Best Buy (Melhor Compra) + 92 Pontos - Wine Enthusiast

História

Propriedade fundada por Giovanni Ciacci em 1995, atualmente comandada por suas filhas enólogas Laura e Lúcia, Collosorbo é hoje considerado um produtor de referência no sul de Montalcino.

Localizada em Castelnuovo dell’Abate, a melhor sub- região do sul da DOCG, a propriedade da família foi construída sobre túneis utilizadas pelos etruscos, povo que existia na Toscana antes da ocupação romana.

Hoje, a família possui 20 hectares de oliveiras e 15 vinhedos diferentes, a maioria direcionada para os Brunello e Rosso di Montalcino. A altitude é perfeita pela produção de Brunello, 300m acima do mar, e o ferro no solos, pouco encontrado fora de Castellnuovo dell’Abate, contribui à complexidade e características minerais dos seus vinhos.

O nome Collosorbo é referência às árvores natais (sorbo) que crescem nas colinas (colli) da região, mas também tem outro significativo: “pescoço forte” em italiano antigo. Bem escolhido, achamos nós, pois duvidamos que foi fácil para três mulheres winemakers ganharem destaque como uma das melhores e mais elogiadas famílias produtoras na DOCG mais importante da Itália.

O Brunello da Collosorbo é um excelente meio-termo entre o estilo de winemaking moderno e o tradicional da região. Para envelhecer os vinhos, a família usa barricas de carvalho francês de 3˚ uso (barricas usadas para não aportar sabores fortes de madeira) para 30% do blend. Para o resto emprega os “botte” tradicionais da região, cascas de 60hL de carvalho esloveno. O resultado é um vinho mais aberto e menos “duro” na sua juventude.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados