Collina San Ponzio Langhe Chardonnay 2016
Piemonte, Itália
Collina San Ponzio Langhe Chardonnay 2016
Versão italiana de um clássico da Borgonha
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,3%
Temperatura
10°
Uva/Corte
Chardonnay

A Chardonnay nasceu nas suaves colinas da Borgonha, mas a versão do Piemonte é brilhante e cristalina. Do outro lado da fronteira, nos arredores de Torino, vem este exemplar da vinícola Collina San Ponzio.

Na taça é amarelo limão com nuances dourados, e seu brilho traz um aroma cristalino, cheio de fruta fresca, de especiarias doces, de maçã dourada.

No palato é saboroso, elegante, fino, cheio de força e acidez sedosa de pêra madura e um pouco da untuosidade típica da uva.

Carismática, tem personalidade, corpo e estrutura, mais elegância e menos exuberância se comparar aos Chardonnay da Califórnia ou de Mendoza. Uma atitude mais enxuta, de influência do frio.

Um belo exemplar dos vinho brancos alpinos para ser apreciado no calor dos trópicos.

História

A fazenda Collina San Ponzio homenageia a aldeola que leva seu nome, da qual nos montes mais altos, no Vergne, se vê a bela comuna de La Morra, lar anterior de suas vinhas.

Desde 1986, a mesma família dos tempos atuais começou a montar as adegas e, só em 1999, com tudo pronto, foi inaugurada a vinícola por Pietro Balocco. Em 1978, seu filho, Antonino, recebeu uma medalha de mérito por completar o primeiro centenário do estabelecimento.

Com vinhas de cinco a 50 anos de idade, Nebbiolo é sua especialidade e, consequentemente, Barolos e Barbarescos são as joias da casa. Mas a família produz uma gama de lindos brancos, inclusive Chardonnay, Roero Arneis e Favorita, também um excelente Barbera d’Alba.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados