Collina San Ponzio Barolo 2013
Piemonte, Itália
Collina San Ponzio Barolo 2013
O Barolo é um dos grandes tintos do mundo de todos os tempos. Este exemplar vem de um produtor favorito nosso.
Best seller badge

92

js

90

lm

de R$ 420,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
30 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Nebbiolo

Para muitos amantes do vinho o Piemonte é o equivalente italiano à Borgonha francesa. De fato, difícil não concordar com isso. Assim como na Borgonha, o Piemonte tem clima frio, sucessão de colinas e cultiva uma única uva, a Nebbiolo.

As inúmeras camadas de solo que formam o solo dão às uvas o alimento perfeito, mineralidade. O lento amadurecimento - a colheita entra outono adentro - refina seus taninos e a acidez e dá seu caráter frutado e profundo.

O Barolo Collina San Ponzio da safra 2013 mostra cor bem típica, rubi com tons de cobre. O aroma traz cana-de-açúcar, especiarias, pimenta seca, tabacaria. Carrega uma opulência de frutas como cerejas silvestres com toques deliciosos de cedro, e tem uma acidez excelente, de figo fresco, na medida certa,que equilibra os taninos poderosos, característicos da Nebbiolo.

De fato é uma grande experiência provar este vinho que está pronto para ser consumido agora e vai evoluir na adega por mais 7-10 anos. Levou 90 pontos Luca Maroni que disse "este Barolo entrega facilmente a tipicidade do Piemonte".

História

A fazenda Collina San Ponzio homenageia a aldeola que leva seu nome, da qual nos montes mais altos, no Vergne, se vê a bela comuna de La Morra, lar anterior de suas vinhas.

Desde 1986, a mesma família dos tempos atuais começou a montar as adegas e, só em 1999, com tudo pronto, foi inaugurada a vinícola por Pietro Balocco. Em 1978, seu filho, Antonino, recebeu uma medalha de mérito por completar o primeiro centenário do estabelecimento.

Com vinhas de cinco a 50 anos de idade, Nebbiolo é sua especialidade e, consequentemente, Barolos e Barbarescos são as joias da casa. Mas a família produz uma gama de lindos brancos e também um excelente Barbera d’Alba.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados