Châteauneuf-du-Pape Château Sixtine Rouge 2014
Châteauneuf-du-Pape, França
Châteauneuf-du-Pape Château Sixtine Rouge 2014
Potência, força e elegância, a máxima expressão do Rhône.
Best seller badge Organico

92

rp

93

ag

92

ta

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,5%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
18 meses
Temperatura
16°
Uva/Corte
Grenache
Mourvèdre
Syrah

* Venda antecipada. Detalhes no final

A região de Châteauneuf-du-Pape é pequena, se comparada a outras do sul da França. O solo é coberto por uma camada de 30 centímetro de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho.

As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vem do mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia segue amadurecendo as uvas pela noite...resultado, alta concentração, uvas com ⅓ a menos de líquidos e intensificação da cor e taninos.

Neste terroir extremo está o Château Sixtine, produtor com 350 anos de história. Seu tinto, de produção orgânica, é feito com Grenache (40%), Mourvèdre (35%) e Syrah (25%), a produção inteira foi da safra de 2014 foi de 14 mil garrafas apenas.

Na taça é exótico, misterioso, místico: sua coloração rubi revela nuances de azul naval. Os aromas são amplos: primeiro surge pimenta negra, zimbro, incenso, açafrão; depois ameixa seca, pinho que evolui para almíscar, couro e notas de caça.

O sabor é fluido, chega à boca macio e aveludado, mas ainda assim denso, pois a ampla porcentagem de Mourvèdre dá corpo e bastante estrutura. Ameixa preta em compota no início, depois surge traços de cação, madeira, tanino robusto, mentol e cânfora.

São 10, 15 segundos até o sabor começar a se dissipar. Precisa ser decantado se for tomar agora!

Este Châteauneuf-du-Pape é uma linda experiência gustativa hoje, mas evoluirá com sucesso por 15 anos ou mais! Estupendo!

93 Pontos - Antonio Galloni - Vinous

92 Pontos - Robert Parker - "Um ótimo sucesso da safra; tem abundância de frutas, riqueza de corpo a corpo inteiro, taninos finos e notas de blackberry, groselhas, garrigue e especiarias torradas."

92 Pontos - Tim Atkin

* Esta oferta é uma venda antecipada. O vinho está sendo importado e será entregue ao ser nacionalizado. A venda antecipada permite a Sonoma oferecer vinhos raros e únicos a valores extremamente competitivos. Não é possível garantir uma data de entrega. Estimamos entre Junho e Julho de 2018.

História

Château Sixtine, em Châteauneuf-du-Pape, é um micro produtor extraordinário, que optou pela dificílima tarefa do preparo orgânico e biodinâmico, onde todo o meio ambiente é integrado, e a preservação da biodiversidade local é plena.

A propriedade pertence à mesma família desde 1673, uma das mais antigas propriedades de todo o Rhône, hoje comandada por Jean-Marc Diffonty.

Situado entre Orange e Avignon, o Sixtine tem 15 hectares apenas, e é considerado um puro sangue do terroir, um artista elevando a expressão das uvas a um nível superior.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados