Châteauneuf-du-Pape Château Sixtine 2013 (Orgânico)
Châteauneuf-du-Pape, França
Châteauneuf-du-Pape Château Sixtine 2013 (Orgânico)
Um dos mais incríveis Chateauneufs, feito por um produtor com séculos de história na região!
Best seller badge Organico

92

ws

91

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,5%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Grenache
Mourvèdre
Syrah

O papa João XXII era da Borgonha, gostava e bebia muito vinho e destinou muitos esforços para que Châteauneuf elaborasse vinhos excelentes, ao nível de Borgonha. Foi este papa que mandou construir o famoso castelo, hoje símbolo da denominação, e também o primeiro entusiasta dos vinhos dessa região, que passou a ser conhecido como "Vin du Pape", e mais tarde Châteauneuf "du-Pape".

Ao longo dos séculos muitos produtores surgiram e sumiram na região. Mas a receita se manteve: vinhos potentes, opulentos, encorpados e longevos.

A família Diffonty elabora alguns dos melhores achados deste AOC há séculos. O seu Châteauneuf Sixtine 2013 é impressionante. Elaborado com Grenache (40%), Mourvèdre (35%) e Syrah (25%), a produção inteira foi de 12 mil garrafas apenas, de cultivo orgânico e biodinâmico.

Na taça é exótico, misterioso, místico: sua coloração rubi, ao girar a taça revela nuances de azul violáceo. Os aromas são amplos: primeiro surge pimenta negra, zimbro, incenso, açafrão. O sabor chega à boca macio e aveludado mas ainda assim denso, pois a ampla porcentagem de Mourvedre dá corpo e bastante estrutura.

Inicialmente compacto, denso, fechado, este vinho realmente começa a se abrir após 1 hora na taça ou no decanter. Mostra maciez, pedra quebrada, tabaco, sedosidade, cardamomo e fruta preta, plena e volumosa. A persistência é de 15 segundos ou mais! Um blockbuster!

Levou 92 pontos da Wine Spectator, que o descreveu como "denso, encorpado, com sedutora ameixa escura temperadas com anis".

(Recebeu também 91 do Parker).

Hoje, anos após a safra, o vinho está começando a se abrir. Decante por 60-90 minutos antes de servir, mas vale deixar também umas garrafas na adega para abrir nos próximos anos!

História

Château Sixtine, em Châteauneuf-du-Pape, é um microprodutor extraordinário, que optou pela dificílima tarefa do preparo orgânico e biodinâmico, onde todo o meio ambiente é integrado e a preservação da biodiversidade local é plena. Nenhum pesticida é utilizado e as uvas são colhidas de acordo com o ciclo da lua.

A propriedade pertence à mesma família desde 1673, uma das mais antigas propriedades de todo o Rhône, hoje comandada por Jean-Marc Diffonty.

Situado entre Orange e Avignon, o Sixtine tem 15 hectares apenas e é considerado um puro sangue do terroir, um artista elevando a expressão das uvas a um nível superior.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados