Château Raymond-Lafon (375 mL)
2005 - Sauternes, França
Château Raymond-Lafon (375 mL)
"Na hora de harmonizar, o segredo é o contraste. Seja com queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, ou um macio foie gras. Para fechar a refeição, suas notas amendoadas vão bem com sobremesas à base de nozes." Jô Barros tem como paixões a cozinha e os filmes do Almodóvar, além de ser sommelière principal do Sonoma, eleita a Melhor do Brasil pela Prazeres da Mesa 2011.

93

ws

94

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
60 min.
Temperatura
12°

ATENÇÃO: PELA ALTA PROCURA DESTE VINHO, E PARA QUE MAIS GENTE POSSA APROVEITAR A OFERTA, LIMITAMOS PARA APENAS 1 GARRAFA POR PESSOA.

Algumas coisas não são apenas preferência, são consagradas. Dizer que um Sauternes é o melhor vinho de sobremesa do mundo, por exemplo, é uma delas.

Na primeira vez que Robert Parker e os críticos da Wine Spectator provaram o Château Raymond-Lafon, ele já conquistou pontuações acima dos 90. No final do ano passado, os dois subiram suas avaliações, e hoje o vinho tem 93 WS e até 94 RP (com promessa de ainda mais melhoras com alguns anos de guarda).

O rei dos vinhos doces vem com um aroma floral muito cativante, como se pétalas de margaridas e girassóis flutuassem suavemente ao redor da taça enquanto ela se aproxima do nariz.

Ao primeiro toque nos lábios, sente-se uma citricidade coberta pela doçura naturalmente única de um Sauternes. Lembra casquinhas de laranja cristalizadas, suculentas por dentro.

Uma mistura de frutas em caldas salta a cada gole – ora são abacaxis, ora peras, pêssegos e carambolas. Com persistência, toma conta da boca, cobre a língua por inteiro e desce com maciez pela garganta até preencher o corpo todo em uma explosão de sensações que pode ser traduzida como pura felicidade.

Em um longo final, libera toques de amêndoas e coco, tal qual um docinho de marzipã, e consegue equilibrar sua doçura e acidez como nenhum outro vinho. Impossível não se apaixonar por este néctar e sua brilhante cor âmbar.

Muita gente tem medo do preço dos Sauternes, que costumam ser muito caros. Hoje, porém, graças a uma longa negociação, conseguimos dizer com certeza absoluta que não vai achar nenhum vinho de sobremesa tão bom por um preço tão razoável. Com quase de 60% de desconto, esta oferta é uma das melhores que já oferecemos.

Graduação alcoólica: 13,5%

História

Com os pés em Bordeaux e poucos concorrentes à altura, os Sauternes têm a mesma autoridade com vinhos doces que um Champagne entre os espumantes.

 

No coração das mais elogiadas vinhas de Sauternes, a família Meslier reúne ao redor do antigo castelo de Raymond Lafon 18 hectares de uma pequena e altamente seletiva produção.

 

Quando foi feita a famosa classificação de 1855 de Bordeaux, as vinhas ainda eram muito jovens para serem avaliadas. Hoje em dia, porém, os especialistas não têm dúvidas de que o Château Raymond-Lafon estaria entre os classificados. Para o inglês David Peppercorn, Master of Wine (maior título britânico) especialista em Bordeaux, o vinhedo se equipara a um Cru Classé, segunda categoria mais alta da região, superada apenas pelo famoso e honrado Château d’Yquem.

 

Por falar nisso, o atual proprietário Pierre Meslier é o antigo diretor técnico do Château d’Yquem, o que explica a qualidade de produção e dos resultados, que melhoram a cada ano.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados