Château Bertin Saint-Georges de Saint- Émilion "Cuvée Prestige" AOC 2008 Quarteto
Bordeaux , França

De: R$720,00
Por: R$399,60
Uma excelente oferta de Bordeaux em seu auge - de 2008 para cá, este 100% Merlot ganhou ainda mais complexidade e elegância

Descrição

Quase 10 anos se passaram desde que este vinho nasceu - trata-se do Cuvée Prestige da vinícola, o vinho feito a partir das melhores parcelas do vinhedo. Os tintos feitos 100% com a uva Merlot na margem direita de Bordeaux, como é o caso deste, demoram alguns anos mesmo para se abrir. Mas ele, em pleno auge, está vivendo os seus dias de glória. O rubi claro já entrega certo envelhecimento ao primeiro sentido estimulado pelo vinho. E tudo que ele já perdeu de cor ao longo da guarda, ganhou de aromas.

Começa exibindo boa intensidade de aromática por meio de delicadas notas de própolis, que ganham o toque de hortelã seca entre uma giradinha e outra. Se logo ao aproximar o vinho do nariz já é possível sentir o seu toque de evolução, é ao final da primeira taça que notamos isso com ainda mais força: notas de caça e sous bois tomam conta do nariz e mostram toda a finesse e tipicidade da Merlot de Saint-Émilion.

No paladar, tem corpo leve e taninos que marcam presença, sobretudo por prenderem as notas de mentol na boca, estendendo o sabor do vinho por longos segundos. Seus toques animais combinam perfeitamente com charcuterie ou queijos envelhecidos. É quase impossível encontrar boas ofertas de um Saint-Émilion AOC já em seu auge. Vale muito provar este achado.

História

Os primeiros registros da família Saby na região de Saint-Émilion datam de 1786. De lá para cá, a família se envolveu com a produção de vinhos na região, chegando a alguns "spots" especiais, como é o caso de seus vinhedos em Saint-Georges de Saint-Émilion, onde produzem o Château Bertin. Com solo majoritariamente de argila, cultivam Merlot em sua maioria com uma pequena porcentagem de Cabernet Franc.