Caves Santa Marta Porto Vintage 2000
Douro, Portugal
Caves Santa Marta Porto Vintage 2000
O ápice do vinho do Porto!
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
20,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
12°
Uva/Corte
Tinta Amarela
Tinta Barroca
Tinta Roriz
Touriga Nacional

O vinho do Porto é feito na região do Douro, que se estende da Vila Nova de Gaia, até a fronteira da Espanha. Nessa região se faz dois tipos de Porto, o Tawny e o Ruby.

Nas safras excepcionais, as melhores parcelas de cada propriedade são vinificadas e envelhecidas em barricas de carvalho por 2 anos. Ao fim desse tempo, a safra é declarada Vintage.

Nos últimos 20 anos, apenas 5 safras foram declaradas Vintage: 2000, 2003, 2007, 2011 e 2014. O vinho que oferecemos aqui é da grande safra 2000.

Quando o recebemos, nos agradou seu aspecto maduro, coloração rubi acastanhado. No nariz exibiu aromas de uva passa, tâmaras, cedro, tabaco doce, especiarias e ameixa seca. No palato, macio, cheio de fruta, com excelente equilíbrio do álcool - na casa dos 20%, mas nem se nota.

Um grande vinho, ideal para acompanhar uma boa seleção de doces à base de amêndoas e chocolate, ou para meditação, junto a um bom queijo de cura média.

Advertência: Este vinho tem quase 20 anos de idade, recomendamos retirar a rolha com cuidado e rodar o saca-rolhas até o fim para evitar que ela se quebre.

* Cupom não permitido na compra deste produto

História

Bem no meio do Douro, próximo de Régua e Pinhão, no centro nervoso do vinho do Porto, existe uma pequena região que se chama Santa Marta de Penaguião. Ali, toda a vila trabalha na produção de uvas para vinho do Porto. E é nesta região que há seis décadas montaram a Caves Santa Marta.

Em 1998, a empresa se tornou a primeira cooperativa a produzir um Porto Vintage, o mais complexo e honrado tipo de vinho do Porto. Três anos depois, em 2001, foi considerada a melhor cooperativa daquele ano, e seu vinho um dos melhores da safra.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados