Castelforte Amarone della Valpolicella 2014
Veneto, Itália
Castelforte Amarone della Valpolicella 2014
Grande Amarone, feito por produtor de peso na região de Veneto, este vinho mostra complexidade e equilíbrio. Pode evoluir 15 anos na adega!
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
16,0%
Descanso
180 min.
Tempo
de barrica
18 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Corvina
Rondinella

O processo ripasso faz com que o Amarone seja um dos vinhos mais dificeis e caros de produzir do mundo.

A tradição é deixar as uvas nas vinhas até o final de Outubro ou até Novembro. A longa maturação resulta em um rendimento baixo mas fruta com bastante concentração de açucar residual.

Após a colheita, os produtores secam as uvas em tapetes de palha em salas controladas por humedade. Após 3 ou 4 meses, ao perder ⅔ do seu volume original, essas uvas “passificadas” finalmente são fermentados e vinificados.

Este lindo Amarone, feito pelo Cantine Riondo, é um corte de Corvina (75%) e Rondinella (25%), uvas tradicionais do corte dos Amarone. Passou por 18 meses em barrica de carvalho francês. Apesar do longo estágio, é a fruta que se destaca neste vinho e não a madeira.

Um vinho de cor garnet escura, ao degustar pela 1˚ vez senti um bouquet complexo, de canela, cerejas frescas, um leve fava de baunilha. Ofereceu um palato expansivo de cereja preta, framboes, mirtillo, amora e ameixa madura, também toques de café espresso e nozes.

Pela leve doçura natural e graduação alcoolica pronunciada, este vinho vai evoluir com sucesso por 10 - 15 anos na adega. Se abrir uma garrafa logo (tem que satisfacer a curiosidade, ne), recomendo decantar por 3 horas.

Para harmonizar com cortes um ojo de bife, costela ao bafo, comidas asiaticas ou, para os tradicionalistas, osso buco e risotto a la amarone.

História

Fundada em 2008, a Cantine Riondo é uma das maiores e mais importantes produtoras de vinho de Veneto.

As vinhas cobrem as principais zonas de produção, denominações e castas da região: Prosecco, Soave, Valpolicella, Ripasso, Amarone, Pinot Grigio, Chardonnay, Garganega e Corvina sendo o mais conhecido entre os consumidores locais e internacionais.

O nome “Castelforte” é a marca premium da empresa, uma fusão das palavras italianas de castelo e fortaleza em honra do castelo e da fortificada cidade murada de Soave.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados