Campos de Cima Tannat Licoroso
Campanha Gaúcha , Brasil
Campos de Cima Tannat Licoroso
Um vinho que impressiona pela sua textura e seu sabor de cacau maduro. Feito nos moldes dos vinhos do Porto, esta edição limitada é um dos melhores vinhos de sobremesa nacionais que já provamos!
Best seller badge
de R$ 300,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
16,5%
Tempo
de barrica
48 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Tannat

Quando degustamos o Tannat Licoroso Campos de Cima, ficamos encantados já pela embalagem: uma garrafa linda, estreita, com detalhes entalhados, pesada, de excelente bom gosto.

Ao servi-lo, outra surpresa: a textura densa se espalhou pelo como liberando aroma de cacau maduro, chocolate amargo, almíscar com groselha bem madura.

No paladar, a sensação é de doçura bem balanceada, não é seco, mas não é muito doce. Nem dá pra sentir os 16.5% de álcool. De fato, um vinho muito bem trabalhado. Ficamos sabendo que envelhece por 4 anos em barricas antes de ser comercializado, mas nada nele é exagerado.

O método é o de adição de aguardente vínica ao mosto, como se faz no vinho do Porto e no Jerez. Depois disso, as borras são decantadas, e o vinho vai para a barrica der afinado pelo tempo. Voltamos a degustá-lo quatro dias depois de aberto e seguia maravilhoso, sem traço qualquer de cansaço.

Gostamos de prová-lo com queijos duros, ou até mesmo um chocolate amargo. Ficaria bem também numa fondue de queijos.

Um vinho que pode seguir tomando aos poucos por 2 meses após abrir (recomendamos colocar na geladeira), ou deixar na adega por 10 - 15 anos para esperar o momento certo.

História

A vinícola Campos de Cima possui duas vinícolas, uma no norte do estado do Rio Grande, na fronteira com Santa Catarina, e a outra - inaugurada recentemente na Campanha gaúcha - em Itaqui, às margens do Rio Uruguai, na divisa com as cidades de Alegrete e Uruguaiana, no Brasil, e La Cruz e Alvear, na Argentina.

A proprietária, Hortência Ravache Brandão Ayub, comenta que "a maior parte dos equipamentos foi importada da Itália. Além disso, contratamos o experiente enólogo francês Michel Fabre que também nos ajudou na instalação da vinícola.”

Assinada pela arquiteta e também sócia, Manuela Ayub, a vinícola possui estrutura voltada ao enoturismo, onde os visitantes podem conhecer as instalações, degustar e comprar vinhos da região.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados