Caixa Cubo ao Cubo 2009
La Mancha, Espanha
Caixa Cubo ao Cubo 2009
"Gostoso e surpreendentemente barato, um tanto diferente dos outros Tempranillos. Toques defumados, de frutas vermelhas e chocolate ao leite. Quem resiste? Nós não." Jô Barros tem como paixões a cozinha e os filmes do Almodóvar. Ela é a sommelière principal do Sonoma, eleita a Melhor do Brasil pela Prazeres da Mesa 2011.

90

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
30 min.
Temperatura
16°
Uva/Corte
Tempranillo

Quantidade: 3x Cubo Selección 2009

Sem dúvidas, um espanhol para se lembrar. No ano passado, se tornou um dos mais pedidos do Sonoma.

A forte presença de geleia de frutas vermelhas demora para sumir na boca, e fica melhor a cada gole. Já evoluiu bastante e está ótimo para beber, mas pode melhorar ainda mais com um ano de guarda.

Um vinho menos tânico do que os outros Tempranillos, mas tão versátil quanto – coma com massas, carnes ou até hambúrgueres. Se quiser uma experiência mais espanhola ainda, aproveite com um bom presunto ibérico ou um prato preparado com pimentão em pó.

Graduação alcoólica: 14%

História

Ao sul de Madri, na área da Mancha, havia uma pequena cooperativa de produtores sobrevivendo à grande concorrência dessa região espanhola famosa pelo cultivo de Tempranillo. Sua vantagem era a proximidade com as vinhas mais antigas, no vilarejo de Casas de Haro. Para avançarem tecnologicamente, chamaram quatro pequenas adegas e criaram as Bodegas La Candelaria. Juntos, passaram a dividir equipamentos e reduzir custos ao mesmo passo em que melhoraram a qualidade de seus vinhos, muitos premiados internacionalmente.

Cubo, em espanhol, pode ser balde, mas também pode se referir a um recipiente muito antigo, feito de ferro, no qual os romanos carregavam vinho em grandes quantidades. O metal conservava o líquido por mais tempo e ajudou a espalhar os estilos mais diversos pela Europa. Até hoje, encontram-se restos arqueológicos dos cubos pelo continente.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados