Cacique Maravilha Vino Naranja 2018 (Orgânico / Biodinâmico)
Yumbel-Bío-Bío, Chile
Cacique Maravilha Vino Naranja 2018 (Orgânico / Biodinâmico)
Vinho à moda antiga? Sim, e com muita personalidade. Conheça a produção de Manuel Gutierrez!
Organico Natural
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,1%
Temperatura
10°
Uva/Corte
Moscatel

A filosofia do enólogo Manuel Moraga Gutierrez, considerado pelo Guia Descorchados um dos produtores orgânicos/ biodinâmicos mais interessantes do Chile, é resgatar o modo antigo de se fazer vinho.

Ele busca o resgate de métodos ancestrais e da expressão mais pura e natural das uvas em todas as suas criações. Assim nasceu o Vino Naranja.

Normalmente se elabora vinho branco sem as cascas, já que não necessitam de coloração. No caso dos tintos, a casca é importante para além de taninos e aromas, dar cor.

O Vino Naranja é justamente um vinho branco elaborado com técnica de se fazer vinho tinto. Modo pouco usual, e praticamente abandonado há mais de 100 anos.

Mas Gutierrez não se rende!

Seu vinho é turvo, pois não é filtrado, mas apresenta uma coloração levemente rosa com nuances furta-cor encantadora! É muito sutil ao nariz, podemos perceber a leve presença de apricot e leveduras. O sabor é acentuado por notas cítricas com taninos agradáveis e uma textura quase frisante, super fresco!

Feito com Moscatel de Alejandria, não é doce, na verdade é seco e cítrico. Uma pedida boa com petiscos salgados, defumados ou na conserva.

Na busca de expandir seu paladar com uma descoberta nova? Este vinho é um “must have”!

História

Técnicas ancestrais, pouca interferência nos vinhos, liberdade para que a natureza dite a vinificação. E é exatamente o que Manuel Moraga Gutierrez, vinhateiro responsável pela pequena vinícola Cacique Maravilla, faz na comuna de Yumbel, na região de Bio-bío.

Para começar, a família de Manuel faz vinhos de maneira tradicional no Chile há nada menos que três séculos, coisa raríssima por lá. Manuel é um dos adeptos do cultivo orgânico e da vinificação natural, ou seja, nada de químico nos vinhedos e, tampouco, em seus vinhos – verdadeiras raridades de boutique.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados