Cacique Maravilha Gutiflower 2017 (Biodinâmico/ Natural)
Bío-Bío, Chile
Cacique Maravilha Gutiflower 2017 (Biodinâmico/ Natural)
Vinho branco com sabor de vinho tinto da Borgonha? Conheça um dos curiosos e únicos biodinâmicos/ naturais da Cacique Maravilla.
Organico Natural

91

ds

de R$ 160,00
Unidade R$ 119,90 em até 3x sem juros
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,7%
Descanso
20 min.
Temperatura
Uva/Corte
Moscatel

*Este um vinho Biodinâmico e Natural. Detalhes no final

Manuel Gutierres, o gênio por trás desta obra, é um acústico em meio a guitarras elétricas.

O vinho, de cultivo orgânico, biodinâmico e natural, é engarrafado sem nenhum tipo de filtragem, por isso tem um pouco de cristais no fundo da garrafa.

O que quer dizer tudo isto?

A bebida é o maior e mais puro exemplar da safra, do terroir de Bio Bio e das uvas raras usadas neste corte. Um vinho nu, o mais natural possível, com uso mínimo de tecnologia, também não tem sulfitos, nada de conservante.

As uvas Corinto, Moscatel e Torontel vêm de vinhedos antigos que sequer são podados. Este é um lindo exemplar dos vinhos biodinâmicos e orgânicos que viraram moda uns anos atrás com os sommeliers dos EUA e do Brasil. O resultado é saborosamente rebelde e discorda do métodos modernos.

Pra começar, a garrafa não tem rolha, mas uma tampa coroa, aquelas de latão, que se usa na fermentação de champagne. Na taça a coloração amarela esverdeada tinha bolhinhas de gás. O aroma e o sabor revelaram resina, melaço de banana, mel silvestre, tangerina… na hora um colega da equipe sugeriu semelhança com cerveja Lambic. Um acerto.

No palato o vinho entregou taninos de Pinot Noir, couro (!), acidez maravilhosa, corpo leve com muita personalidade.

*Os vinhos naturais e biodinâmicos não recebem qualquer tipo de intervenção ou filtragem em seu processo de elaboração. Por isso pode conter borra - totalmente natural e saudável - e formação de cristais na rolha

História

Técnicas ancestrais, pouca interferência nos vinhos, liberdade para que a natureza dite a vinificação. E é exatamente o que Manuel Moraga Gutierrez, vinhateiro responsável pela pequena vinícola Cacique Maravilla, faz na comuna de Yumbel, na região do Bio-bío.

Para começar, a família de Manuel faz vinhos de maneira tradicional no Chile há nada menos que três séculos, coisa raríssima por lá. Manuel é um dos adeptos do cultivo orgânico e da vinificação natural, ou seja, nada de químico nos vinhedos e, tampouco, em seus vinhos – verdadeiras raridades de boutique.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados