Brunello di Montalcino Tornesi Riserva 2003
Toscana, Itália
Brunello di Montalcino Tornesi Riserva 2003
"11 anos de pura evolução merecem cuidados especiais. Deixe três horas decantando, não sirva nem um minuto antes!" Karine Ferreira - Sommelière
Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
180 min.
Temperatura
16°
Uva/Corte
Sangiovese

Pode um vinho ter aromas umamis, agridoces? Quando se trata de um Brunello, tudo é possível!

Aromas terrosos e de frutas vermelhas combinam-se numa tímida harmonia. Há quem pense que pela idade, o vinho já está pronto – mas não. Cogumelos ainda sujos de terra, champignons e frutas passas, estão todas lá.

Se o nariz já dizia, a boca confirma: o vinho ainda tem muito a evoluir.

Notas que lembram a terra se fazem mais presentes, e cada tanino vem acompanhado de frutas secas e desidratadas (o vinho já tem 11 anos, mas acredite, ainda tem muitos taninos!).

Se for bebê-lo agora, não tema usar o decanter (ao menos por três horas!) e ainda passá-lo no aerador antes de servir. Prefere guardar? Faz bem, pois seus tantos taninos o levarão ao seu auge nos próximos oito anos.

História

Especialistas em Brunello desde que Montalcino era apenas mais uma cidadezinha da grande Itália, a Tornesi não faz nada em suas vinhas para modificar o processo natural de maturação. Tudo depende da sorte e da natureza.

 

Quer dizer que nem sempre conseguem os resultados esperados - muitas outras, porém, fazem cair o queixo dos amantes de vinho mais exigentes.

 

E isso já acontece desde 1750, antes mesmo de a Itália se unificar, a 400 metros acima do nível do mar, com a drenagem que muitos italianos dizem ser a melhor do país inteiro. Nesses pouco menos que sete hectares, planta-se apenas Sangiovese (e algumas oliveiras), algumas das mais premiadas de toda Toscana e Montalcino.

Produtos relacionados