Bodegas Arrayán “Estela de Arrayán” 2010
Méntrida, Espanha
Bodegas Arrayán “Estela de Arrayán” 2010
Prestigiado com 95 pontos pelo Suckling, este achado foi considerado entre os TOP 30 Vinhos da Espanha
Best seller badge Organico

92

rp

95

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,2%
Descanso
30 min.
Tempo
de barrica
17 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Merlot
Petit Verdot
Syrah

Arrayán é uma bodega “cult” da D.O Méntrida, localizado no meio do país.

Chamado pela revista Decanter como “o símbolo do sucesso recente da região,” há 10 anos que o estrela enólogo australiano Richard Smart está à frente da produção com resultados espetaculares.

O vinho do dia é o top da linha da vinícola, um achado de apenas 5 mil garrafas - elaborado apenas em safras extraordinárias. Foi considerado entre os TOP 30 Melhores Vinhos da Espanha da safra pelo crítico James Suckling.

Um blend de Syrah (60%), Merlot (15%), Cabernet Sauvignon (15%) e Petit Verdot (10%), passou por 17 meses em barrica nova de carvalho francesa e mais 5 anos em garrafa. Só agora está no seu auge.

A presença da madeira é incrivelmente integrada à fruta jubilante, morangos maduros e cerejas pretas intercalam com toques de capuccino e cacau tostado. O vinho já se mostra mácio em boca, com taninos domados mas ainda com boa acidez. Ao degustar, nos lembrou um Brunello de guarda.

Apesar da alta graduação alcoólica, 14%, típica da região continental, com seus dias longos e ensolarados, este vinho mostra uma elegância surpreendente. A elevação dos vinhedos, 700m, e a exposição aos ventos constantes, aportaram um frescor que equilibra o poder do vinho.

Este vinho é um dos maiores estrelas da nossa curadoria da Espanha. Apenas 150 garrafas importadas, as últimas disponíveis na vinícola.

95 Pontos - James Suckling - “Magnífico, incrivelmente texturizado, com um nariz complexo, cheio de morangos maduros, cacau tostado, e notas salinas. Em boca, corpo excelente e complexo, com taninos macios que dão lugar a uma persistência longa e suculenta.” -

92 Pontos - Robert Parker

História

Bodegas Arrayán foi fundada em 1999 pela equipe casa José María Entrecanales e María Marsans, na sua estância La Verdosa, no coração de Méntrida, não longe de Toledo.

Em parceria com o renomado viticultor Richard Smart, fizeram um estudo exaustivo do terreno, solos e clima para escolher as melhores uvas a plantar e as melhores orientações para exposição solar.

Hoje especializam em Syrah e as varietais tradicionais de Bordeaux, mas também plantam Garnacha com sucesso. Curiosamente são entre os 4 ou 5 produtores do mundo que plantam Albillo, variedade branca de grande complexidade, quase extinta na Espanha e no mundo.

Desde a 2016 toda a produção está certificado como orgânica.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados