D'Angelo Sacravite Aglianico Basilicata 2013
Basilicata, Itália
D'Angelo Sacravite Aglianico Basilicata 2013
Um lindo e expressivo tinto considerado por muitos o vinho mais complexo do sul da Itália!
Best seller badge

91

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
20 min.
Tempo
de barrica
4 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Aglianico

A Basilicata, cravada no sul da bota italiana, entre a Puglia, Campania e Calábria, é exótica e misteriosa. No passado foi terra de piratas que ancoravam em seu pequeno litoral e se embrenhavam em suas inúmeras colinas repletas de cavernas.

Hoje, essas áridas e íngremes colinas estão cobertas de Aglianico, uma uva antiga, de origem grega (supõe-se), que gera vinhos muito distintos e inigualáveis.

De cor escura, não tem nada a ver com a Primitivo, por exemplo, que é cheia de geleia de frutas negras e licor de amora, mais doce. A Aglianico oferece um lado sério: grafite, cravo, pedra quebrada e cacau torrado, aromas mais associados à Nebbiolo. Por esse motivo, também pela boa acidez e excelente potencial de guarda. Os vinhos à base da uva muitas vezes são chamados de “Os Barolo do Sul”.

O d'Angelo é, ao lado de Mastroberardino, o maior êxito na produção desta uva ancestral. As vinhas do d'Angelo estão na altitude, protegidas do calor escaldante das regiões baixas, um fator importantíssimo para produzir vinhos com boa acidez, equilibrados e longevos.

Este vinho passa por 4 meses de afinamento em barricas de carvalho esloveno, é cheio de aromas de cedro, calcário, cacau torrado, menta seca, chá de camomila e fruta seca. Taninos fortes equilibrados pela excelente acidez dão corpo ao conjunto que é incrivelmente gastronômico.

Pense em vitela ao forno, risoto com tomate seco e queijo de cabra ou uma bela seleção de beringelas grelhadas com carnes defumadas e divirta seu paladar com este rico exemplar!

3 Bicchieri - Gambero Rosso, Guia da Slow Food da Itália

91 Pontos - Robert Parker - “O vinho brilha, com aromas de frutas escuras, ervas, especiarias, carvalho, tons escuros vulcânicos de granito e esfumaçado. Há um ponto notável de acidez que ajuda o vinho para conseguir um bom senso de equilíbrio."

História

Rocco d'Angelo criou sua vinícola nos anos de 1920. Hoje, a quarta geração cuida de todas as atividades da empresa. Referência quando o tema é Aglianico, é reconhecida como a grande desbravadora da DOC Aglianico, a mais destacada denominação da Basilicata.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados