Baricci Colombaio Montosoli Rosso di Montalcino 2016
Toscana, Itália
Baricci Colombaio Montosoli Rosso di Montalcino 2016
Vencedor do prêmio 3 Bicchieri, este é considerado por muitos o melhor Rosso di Montalcino, feito 100% de Sangiovese nascida no Cru Montosoli, o terroir mais importante da região.
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
14 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese Grosso

Um dos primeiros produtores na região de Montalcino, o Baricci possui o terroir mais cobiçado da região, 20 hectares no coração da Montosoli.

O cru é famoso por sua elevação, solos minerais e alta exposição solar, o que permite elegância e sedosidade marcante nos seus vinhos.

O Brunello do Baricci é sempre muito prestigiado, mas o seu Rosso é considerado por todos os outros produtores da região como o melhor. O segredo está no terroir e na seleção das uvas. Quase todos os produtores em Montalcino fazem seu Rosso com Sangiovese que nunca entrariam no vinho principal, pois utilizam a melhor Sangiovese para o Brunello.

Baricci não. Toda a propriedade está dentro da Montosoli Cru e as mesmas uvas que formam a base do seu Brunello Cru são utilizadas para seu Rosso di Montalcino.

Um verdadeiro Brunello com nome de Rosso, este vinho passa por 14 meses em grandes "botti" de 60 hectolitros de carvalho esloveno, o formato tradicional da região.

A safra 2016 foi excelente na Toscana e este vinho mostra a maciez e sutileza pela qual a Baricci é famosa.

Recomendo decantar por pelo menos uma hora antes servir. Abre em aromas de tabaco doce, violetas e framboesas. Em boca pode esperar traços terrosos, cerejas frescas e morangos no ponto de colher, também bastante estrutura, sem ser um vinho "grande" (quase nem percebe a graduação alcoólica). A persistência é longa e marcante.

Um sedoso e elegante tinto Toscano, uma raridade no Brasil (apenas 150 garrafas disponíveis, exclusivamente pela Sonoma). Pode tomar agora mas vai melhorar na guarda ao longo dos próximos 8 anos. Para harmonizar com um ragú de cordeiro ou um ojo de bife.

3 Bicchieri - Gambero Rosso

História

Baricci é velha guarda em Montosoli. Entre os 3 primeiros entrantes no Consorzio di Vino Brunello di Montalcino em 1964, é o único produtor que tem 100% do seu terroir dentro do histórico e mais importante Cru da região, a Montosoli. Diz a revista inglesa Decanter, “o melhor terroir de Montosoli pertence ao Baricci... Se você está na busca de um “Brunello single-vineyard cru” de referência, comece com o Baricci.”

Apesar da fama, a produção da família Baricci segue minúscula: apenas 10 -14 mil garrafas de Brunello e 10 mil garrafas de Rosso são feitas por ano, a maioria vendidas ano após ano aos EUA, o resto indo para Suécia, Dinamarca e Alemanha.

Hoje a Sonoma representa o Baricci, o único importadora da América do Sul que conseguiu uma pequena alocação dos seus vinhos. Aproveitem!

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados