Baricci Brunello di Montalcino Cru “Colombaio Montosoli” 2013
Toscana, Itália
Baricci Brunello di Montalcino Cru “Colombaio Montosoli” 2013
Top Brunello da safra 2013, este 97 Pts estrela nasceu na melhor parte de Montosoli, o Cru mais importante e valioso de Montalcino. Sem dúvida, um dos maiores Brunellos de todos os tempos!
Best seller badge Organico

95

ws

97

we

95

ag

de R$ 1.050,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
36 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

“Se você quiser provar a elegância, energia e estrutura pela qual o Brunello di Montalcino atingiu sua fama, 2013 é a safra.”

Foram as palavras da Kerin O’Keefe, especialista em vinhos italianos da Wine Enthusiast. Segundo ela, a 2013 foi ainda melhor do que a badalada 2012, rivalizando a 2010 para “melhor safra do século XXI” na região.

Entre 181 Brunellos provados, ela colocou o Baricci nos Top #3.

Hoje somente a Sonoma oferece este vinho. Nossa alocação é minúscula, apenas 150 garrafas disponibilizadas.

Baricci possui o que muitos consideram o melhor terroir em todo Montalcino, a fatia mais cobiçada do Cru Montosoli, na zona norte da aldeia, localizada em uma famosa colina que recebe muita exposição solar e muito vento. O sol permite uma longa maturação, enquanto o frescor resulta em vinhos com acidez excelente, componente essencial para os longevos.

Não é exagero dizer que os Brunellos do Baricci podem evoluir por 30 anos na guarda.

“O melhor terroir do Montosoli pertence ao Baricci… Se você quiser provar um single-vineyard Brunello Cru de referência, sugerimos começar com o seu Colombaio Montosoli” diz Stephen Spurrier, da revista Decanter.

Este da safra 2013 abre em nuances florais, seguido por trufas, couro, floresta, mineralidade. A acidez está ótima, o vinho, delicado e, apesar da graduação alcóolica pronunciada, se mostra elegante e ephemeral.

Cereja fresca, toques de anis estrelada, cranberry e tabaco fazem presença, evoluindo ao longo de 20 ou 30 segundos no paladar.

Um dos Brunellos mais persistentes e intrigantes que já provamos, faz jus à fama da propriedade. Para tomar entre 2022 - 2045. Se for abrir uma garrafa agora, decantar por 3 horas.

Top 3 Brunellos da safra 2013 - Wine Enthusiast

97 Pts + Cellar Selection - Wine Enthusiast - “Palato vibrante e energético, combina poder e finesse com equilíbrio impecável, taninos nobres, acidez maravilhosa.”

95 Pts Vinous (Antonio Galloni) - “Opulento, denso, cativante, harmonioso, com excelente persistência. Um Brunello incrivelmente puro e muito sério, no estilo clássico da safra.”

História

Baricci é velha guarda em Montosoli. Entre os 3 primeiros entrantes no Consorzio di Vino Brunello di Montalcino em 1964, é o único produtor que tem 100% do seu terroir dentro do histórico e mais importante Cru da região, a Montosoli. Diz a revista inglesa Decanter, “o melhor terroir de Montosoli pertence ao Baricci... Se você está na busca de um “Brunello single-vineyard cru” de referência, comece com o Baricci.”

Apesar da fama, a produção da família Baricci segue minúscula: apenas 14 mil garrafas de Brunello por ano, sendo 12 mil vendidas ano após ano aos EUA, a maioria do resto indo para Suécia e Alemanha.

Hoje a Sonoma representa o Baricci, o único importadora da América do Sul que conseguiu uma pequena alocação dos seus vinhos. Aproveitem!

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados