Ataraxia Chardonnay 2009
Walker Bay, África do Sul
Ataraxia Chardonnay 2009
"Se tivéssemos que escolher os melhores vinhos que o Sonoma já lançou, este com certeza entraria para a lista. É o melhor Chardonnay que já degustamos aqui (até o Aly, nosso CEO que odeia Chardonnay, se apaixonou pelo vinho)." Jô Barros tem como paixões a cozinha e os filmes do Almodóvar, além de ser sommelière principal do Sonoma, eleita a Melhor do Brasil pela Prazeres da Mesa 2011.

93

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
10 min.
Temperatura
12°
Uva/Corte
Chardonnay

Oferecemos esta joia da África uma vez no ano passado e fez um grande sucesso. Ficamos extremamente felizes em destacá-la novamente, desta vez com um preço ainda melhor.

Este vinho se diferencia da maioria dos brancos. É complexo, cheio de sabores que surgem e ganham peso na boca. É encorpado, aguenta harmonizações com carnes brancas mais tenras ou até uma barriga de porco. É para guarda – ainda pode evoluir com mais oito ou nove anos na adega.

Mesmo tendo passado 10 meses em carvalho, não se sente aquela madeira excessiva dos Chardonnays da América do Sul. Em vez disso, ganham espaço notas de castanhas, nozes e avelãs levemente tostadas. Elas dão base aos sabores maduros de frutas brancas, como melão e pêssego.

Seu dourado quase fluorescente já indica a mineralidade que envolve o paladar. Emprestando a salinidade que vem do Oceano Atlântico, ela vem em forma de um frescor que serve para fixar todos os sabores na língua e prepará-la para uma próxima camada de notas ainda mais intensas.

Não raro, este vinho engana vários especialistas em degustações às cegas. Apesar de ser fruto do Novo Mundo, tem características do Velho Mundo. Dá para dizer que é um pedaço da Borgonha em plena África.

Um vinho branco que merece atenção, tanto é que conquistou 93 pontos pela Robert Parker’s Wine Advocate e 5 estrelas pelo guia John Platter, o mais respeitado para vinhos sul-africanos, além de receber vários outros prêmios e ser considerado o “vinho branco do ano” por diversas publicações desde seu lançamento.

Há outras varejistas na internet que baixaram seus preços e estão oferecendo este tesouro pelo mesmo preço: R$ 139. E o Sonoma? Por tempo limitado a R$ 99!

Graduação alcoólica: 13,5%

História

Ataraxia é um termo grego para “tranquilidade”, muito utilizado para se referir a um estado mental com ausência de preocupação, mas lúcido. A vinícola boutique que leva o nome é iniciativa do famoso enólogo Kevin Grant, o primeiro a apostar no terroir dos “skyfields” de Hemel-en-Aarde, área mais fria da denominação de Walker Bay.

 

Cercada pela cadeia montanhosa de Babylons Toren, extremo sul do continente africano, a região encoberta por nuvens só vê a luz do Sol depois do meio dia. A produção é bem ‘ataraxia’: calma, vagarosa, com maturação lenta e tranquila, mas sempre atenta ao momento ideal para a colheita cada cacho de uva. Em menos de uma década de existência, a vinícola já foi apontada como uma das grandes promessas da África do Sul.

 

O famoso enólogo Kevin Grant foi o primeiro a apostar em um terroir de clima frio na África do Sul para a casta Chardonnay e sua vinícola boutique, em menos de três anos, já é apontada como uma das grandes promessas entre os produtores da África do Sul.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados