Terra Carménère Artifice 2012
Vale do Colchagua, Chile
Terra Carménère Artifice 2012
“Difícil vai ser ficar em uma garrafa só. Um Carménère que surpreende muito pela personalidade. E pelo preço, então, nem se fala!”   Edson Barbosa corre maratonas e é cozinheiro de mão cheia. Sommelier há sete anos, amante de vinhos há muito mais, tem certificado WSET 2 e é o Diretor de Operações do Sonoma.
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
10 min.
Temperatura
17°
Uva/Corte
Carmenère

Ah, a Carménère... Uva tão controversa! Há quem a ame e há quem não suporte. Mas este veio para confundir tudo.

Nem com os aromas herbáceos tão típicos e muito mais encorpado do que costuma ser a variedade, passaria facilmente por outra uva numa degustação às cegas. Pensamos até na hipótese de o rótulo ter sido trocado, ou algo do gênero. Só que não! Este é um Carménère com personalidade própria!

O grande segredo da Carménère é que ela é uma uva que precisa de mais água para não precisar ser colhida antes do tempo e não ficar com aquelas notas tão herbáceas e cheias de pimentão que nem sempre agradam. E a Artifice, além de entender muito bem do terroir do Vale do Colchagua, também entendeu muito bem as necessidades da casta.

Bem integrado, faz notar a transição de todos os seus componentes. Difícil encontrar um vinho tão em conta e tão correto quanto este é!

 

História

De artefatos a Artifice entende. Pelo menos, foi essa a proposta da vinícola. Mas um artefato não se encontra em qualquer lugar, e é por isso que os produtores decidiram fazer diferente – os vales do Chile estão tão próximos que a maioria das vinícolas explora três, quatro, cinco ou mais terroirs... A Artifice não... A Artifice focou em dois vales, e neles promete se especializar.

São dois vales muito famosos, mas que deixam suas características se perderem sob uma denominação genérica do Vale Central em muitos casos. A vinícola optou por intensificar e denominar cada uma delas: o Colchagua, com os tintos mais suaves e delicados do país, e o Maule, de frutas densas, maduras, refletindo todo o sol da região.

Produtos relacionados