Quinta de Arcossó “Padrão dos Povos" 2015 (Orgânico)
Alentejo, Portugal
Quinta de Arcossó “Padrão dos Povos" 2015 (Orgânico)
Padrão dos Povos vem da Quinta de Arcossó, uma das mais destacadas e interessantes vinícolas do nordeste de Portugal.
Organico
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Tempo
de barrica
10 meses
Temperatura
10°
Uva/Corte
Tinta Amarela
Tinta Roriz
Touriga Franca

Padrão dos Povos é uma referência a uma coluna de granito (padronorum) entalhada com inscrições romanas, descoberta em 1980. Estava enterrada no leito do rio Tâmega, junto à ponte romana da vila de Chaves. É uma homenagem aos imperadores Vespasiano e Tito, e às autoridades provinciais romanas na Galécia, atual Trás-os-Montes.

"Este vinho varia entre a riqueza e a austeridade. Frutos maduros contrastam com um núcleo duro e taninos firmes que desejam 5 anos de guarda. Vem da região serrana do nordeste de Portugal, o que explica o sabor residual estruturado", comenta Roger Voss, da Wine Enthusiast.

Na taça tem cor escura, estrutura, corpo, aroma de especiarias e frutas bem maduras. O sabor oferece densidade e pede comida, tipo queijos fortes ou cortes de carne mal passadas.

Na adega amadure facilmente mais 5-7 anos.

História

As vinhas da Quinta de Arcossó estão praticamente dentro de uma antiga cidadela romana, há muito perdida. Lá, enterrado junto às vinhas há muito da história da região que remete ao Império Romano. Hoje, a Quinta está entre as mais destacadas da região e uma das mais premiadas.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados