Alpianae Fior D’Arancio 2007 (375 mL)
Colli Euganei, Itália
Alpianae Fior D’Arancio 2007 (375 mL)
"Achei este vinho tão ‘top’ que não descansei enquanto TODOS do Sonoma não provassem pelo menos um pouquinho. E olha, nunca meia garrafa durou tanto!"  Alykhan Karim é o CEO do Sonoma e um grande aficionado por Tempranillos espanhóis, Pinot Noirs da Califórnia e comida bem apimentada.
Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
0 min.
Temperatura
10°
Uva/Corte
Moscato

Este é um dos vinhos mais incríveis que já passaram pelo Sonoma, e vamos te explicar por quê.

Quando se fala em vinho doce, logo vêm os nomes de sempre – Sauternes, Tokaji, Porto, alguns de colheita tardia... Este é um vinho doce, mas não é nenhum desses que você pode ter imaginado.

Pensar em vinho de sobremesa da Itália, então, já é algo diferente. Geralmente pensamos nos espumantes de Asti ou com a uva Moscatel, não é? Não é o caso deste – é de sobremesa e é italiano... Mas lembra do que dissemos? Não é nenhum desses que você pode ter imaginado.

A Moscato comparece, mas nada de borbulhas. Trata-se de um vinho feito com uvas “apassitadas”, mesma técnica dos grandes Amarones e dos doces Passitos - cada Moscato passou quatro meses do ponto, secou um pouquinho, murchou levemente, concentrou o açúcar, ganhou corpo e sabores complexos e entrou dentro desta garrafa.

Nos aromas, a mesma potência de um vinho do Porto, mas com uma delicadeza que nem os melhores Portos têm; Pela cor, parece até Cognac; Mas a boca... Essa merece um parágrafo novo...

Amêndoas, nozes, cascas de frutas cítricas, ervas bem sóbrias misturadas a um toque de própolis, mexericas bem maduras, um desbunde que se derrete à língua. Sabe o saborzinho que se sente ao beber um licor de laranja ou ao comer um crepe suzette? É bem por aí.

O lento descanso em carvalho lhe dá intensidade, mas não tira seu frescor. Mesmo para quem já conhece de tudo no mundo dos vinhos, será uma grande surpresa beber uma taça deste.

Graduação alcoólica: 15,5%

História

Em 1980 Lucio Gomiera fundava a vinícola que hoje é dirigida por sua família e por Salvagnin Guzzo. O solo de Colli Euganei, com sua origem vulcânica oferece todos os fatores para o cultivo de uvas excepcionais.

 

Lucio afirma que o principal objetivo da Vignalta é difundir a cultura do bom vinho para transmitir a origem dos vinhos e a importância do território. Ele ainda acrescenta que o que os move é a paixão e nos convida a saborear suas produções.

Produtos relacionados