Albert Ponnelle "Les Grandes Vignes" Mercurey 2014 (Orgânico)
Borgonha, França
Albert Ponnelle "Les Grandes Vignes" Mercurey 2014 (Orgânico)
Fruta plena, chão de floresta, framboesas selvagens, este é um excelente exemplar do Mercurey, appellation no sul da Borgonha, conhecido por seus encorpados e complexos Pinot Noir
Organico
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
12 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Pinot Noir

Um dos AOC mais importantes de toda a Borgonha, Mercurey, localizado no Côte- Chalonnaise, possui uma longa história.

Um importante posto comercial do império romano com o norte do continente foi batizado pelo nome do deus do comércio, Mercúrio. Dois mil anos depois o nome se manteve.

Seus tintos à base da Pinot Noir são famosos por estarem entre os mais encorpados e coloridos da Borgonha.

Hoje, não é fácil acertar na busca de um bom Mercurey. Nas últimas décadas a fama da região elevou os preços e atualmente nenhuma loja online no Brasil oferece um Mercurey de alta qualidade abaixo das R$300...

Felizmente a Sonoma hoje dá acesso exclusivo ao Mercurey do Albert Ponnelle, um dos pequenos produtores de maior renome da Borgonha.

Abra este vinho e deixe na taça ou no decanter por uma hora. Perceberá jubilantes morangos, framboesas e cerejas, uma festa das frutas silvestres do norte da Europa. Chão de floresta, galho de árvore, os aromas deste vinho remete a uma passagem pelo bosque.

Em boca é sem peso na entrada, levinho, mas depois começa a se expressar. Cerejas colhidas no ponto de maturação, framboesas frescas, taninos da casca de fruta madura.

Seu corpo é médio, mostra bastante estrutura e taninos abundantes. A persistência em boca é de 15 segundos ou mais.

Facilmente evoluirá na adega por 7 - 8 anos. Recomendamos servir com uma boa vitela, ou, para os tradicionalistas, um boeuf-bourguignon.

História

A família Ponnelle adquiriu seus primeiros vinhedos na Borgonha em 1870. Agrônomo, biólogo e cientista, Pierre-Lazare Ponnelle estudou por anos o processo de fermentação e outros processos de vinificação, e chegou a colaborar com Louis Pasteur.

Ao longo das décadas, a família Ponnelle se tornou conhecida por produzir entre os melhores vinhos no Côte-de-Beaune e Côte-de-Nuits, tanto no nível “Village” quanto no “Premier Cru” e “Grand Cru.”

Hoje a propriedade Ponnelle é comandado pelo Pierre, a 7˚ geração produtora da família, que supervisionou a conversão de todas as vinhas para orgânicas/ biodinâmicas.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados