Vinho Vieira Campos Porto Branco

Porto, Portugal
Porto, Portugal

Vinho Vieira Campos Porto Branco

Leveza de um vinho branco, com toda a tradição do Porto.

Harmonize com

  • PeixesPeixes
  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

10.00%

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Castelão

Sobre o produto

O Vinho do Porto Branco é produzido exclusivamente com uvas brancas provenientes do Douro, podendo assumir, segundo o seu grau de doçura, a designação de seco, meio seco ou doce, ao qual se chama Lágrima.

É um vinho licoroso muito apreciado em todo o mundo que resulta da interrupção da fermentação natural das uvas através da adição de aguardente vínica. Este vinho é produzido unicamente na região demarcada do Douro, no norte de Portugal.

Trata-se de um Vinho do Porto jovem, que envelhece pelo menos 3 anos em cubas de madeira. Apresenta uma cor amarelo palha.

Harmoniza com pratos elaborados com frutos do mar e peixes.

História

As origens conhecidas da família van Zeller remontam ao século XIII, às cidades flamengas de Mechelen e Nijmegen, onde detinham algumas propriedades, nomeadamente na aldeia de Zellaer. No século XVII, no rescaldo das guerras religiosas que assolaram o Norte e o Centro da Europa, os van Zelleres emigraram para Espanha e Portugal, países onde se vieram a radicar.

A sua ligação ao negócio dos vinhos data do início do século XVII, conforme os Livros da Imposição (1620-1640) que referem os comerciantes Jorge Fernandes e o seu genro Francisco da Silva Moura, antepassados do ramo português da família, como dos maiores comerciantes de vinhos registados na época. Estes antepassados da família van Zeller são os primeiros de que há conhecimento de uma série ininterrupta de 14 gerações consecutivas que se dedicaram, e dedicam ainda, ao comércio de vinhos do Douro e de Vinhos do Porto, facto sem precedentes em qualquer outra "dinastia” de famílias portuguesas envolvidas no negócio de vinhos.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message