SOTO DEL VICARIO MEN DE MENCÍA 2018
SOTO DEL VICARIO MEN DE MENCÍA 2018
Mencía é uma uva autóctone da região de Bierzo, na Espanha, que é vizinha ao Dão. Uma versão elegante e encantadora, um vinho carnudo e cheio de presença. Conheça!
Selos e premiações
- we90
Harmonize com
- Carnes
- Vegetarianos
- Queijos
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeTEOR ALCOÓLICO
14.50%TEMPO DE BARRICA
6 MESESTEMPERATURA
16.00 °CUVA/CORTE
MencíaSobre o produto
A uva Mencía é uma verdadeira joia espanhola, cultivada especialmente na Galícia e em Bierzo. Sua origem remonta a séculos e é uma casta conhecida pela produção de vinhos muito elegantes.
Este varietal, elaborado pela Pago del Vicario, passou por um estágio de 6 meses em barricas de carvalho. Este período de envelhecimento ajuda a desenvolver a complexidade do vinho, ao mesmo tempo que permite que os sabores da fruta brilhem.
Em taça, apresenta uma cor vermelho cereja bem vívida e profunda. No nariz, leves tons achocolatados e nuances de doces de leite, seguidas de amoras bem suculentas, muita cremosidade e toques de cravo e cacau.
É um vinho equilibrado, sem excessos, com boa mineralidade de giz. Tem também um lado levemente salgado e um núcleo mais carnudo, com uma estrutura deslumbrante.
Experimente com carré de cordeiro com purê de abóbora.
90 Pontos - Wine Enthusiast
“Neste vinho, aromas de frutas escuras, chocolate amargo e creosoto abrem caminho para sabores de cassis, ameixa escura, mocha, couro de sela e tapenade de azeitona preta. Taninos robustos e uma nota de sálvia seca levam ao longo final”.
História
Pago del Vicario situa-se a 600 metros de altitude, nas margens do rio Guadiana. Abrange uma área de 130 hectares de vinhedos, onde predomina a Tempranillo, a uva espanhola por excelência. Garnacha, Graciano, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot também são cultivados em vinhos tintos; Sauvignon Blanc e Chardonnay nos brancos.
Possui terreno ondulado, com declives decrescentes em direção ao rio. A sua proximidade ao curso de água proporciona-lhe um microclima excepcional, com temperaturas amenas e um grande contraste térmico entre o dia e a noite, o que favorece a síntese de aromas durante a época de maturação das uvas.
Os solos, muito heterogéneos em termos de textura e composição, vão desde franco-arenosos e franco-siltosos, até zonas onde predomina o quartzito, alternando com a ardósia. Este fato proporciona uma grande riqueza de nuances, uma vez que as 29 parcelas em que foi dividido o Pago se ajustam às propriedades de cada tipo de solo. A gestão é individualizada para cada parcela, de acordo com o tipo de vinho a elaborar.