
LAETITIA MULLER THURGAU ROMANESE TRENTINO - ALTO ADIGE DOC 2022
Um vinho branco de altitude perfumadíssimo e mineral da jovem e visionária vinícola Romanese
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeUm branco de casta rara da jovem e visionária vinícola Romanese, este Trentino Doc teve poucas garrafas produzidas e conseguimos adquirir algumas para disponibilizá-la em nossa curadoria.
Laetitia Romanese é um vinho branco obtido a partir de uvas 100% Muller Thurgau cultivadas em altitude, cerca de 600 metros acima do nível do mar, amadurecido em cubas de aço inoxidável, sem passagem por madeira.
De cor amarelo palha límpida e sutil, é um vinho com aromas frescos e perfumados, com notas de frutas de polpa branca combinadas a miolo do abacaxi, pêssego e carambola..
Em boca, o gole é mais que fresco, com uma mineralidade viva e uma acidez marcante que se sobressai diante das notas frutadas de pêssego, melão e criticidade de limonada, com leve dulçor. O final é picante e cheio de personalidade da casta.
Para harmonizar, é um parceiro ideal para preparos à base de peixe e antepastos vegetarianos, como caponatas de berinjela ou de abobrinha.
91 Pontos - Alykhan Karim - CEO, Sommelier - Sonoma Market
Viticultura de montanha. Assim pode ser definido o trabalho da Vinícola Romanese, que leva o sobrenome dos jovens irmãos enólogos Andrea e Giorgio. Mas as vinhas neste vale de Valsugana, em Trentino Alto-Adige, já eram cultivadas na época do Império Romano.
O período de maior sucesso e notoriedade da viticultura no vale ocorreu entre os anos 1800 e 1900. Paradoxalmente, após este período, a anexação de Trentino à Itália levou quase à extinção das vinhas. Os vinhedos foram recuperados nos últimos 20 anos, graças aos esforços, em grande parte, dos Romanese que, em 2009, fundaram a vinícola relançando vinhas autóctones e não autóctones, mas, sobretudo, explorando as condições climáticas muito particulares, propícias ao cultivo de espumantes.
Localizados a 600 metros de altitude, no sopé da cadeia Lagorai, em uma paisagem verdadeiramente deslumbrante, as vinhas sobem ao longo das estruturas horizontais da típica "pérgula trentina", especialmente concebida para solos inclinados. Além do método clássico de viticultura, Romanese é especializado em vinhos envelhecidos debaixo das águas do Lago Levico.