VINCENT DAMPT CHABLIS 2020

Borgonha, França
Borgonha, França

VINCENT DAMPT CHABLIS 2020

Este Chablis está dentre os melhores de sua safra, segundo o Master of Wine Andy Howard, da Decanter.

Selos e premiações

  • D 92

Harmonize com

  • Frutos do marFrutos do mar

Avise-me

Teor Alcoólico

12.50%

Temperatura

10.00 °C

Uva/Corte

  • Chardonnay

Sobre o produto

Dampt é um dos produtores de maior relevância em Chablis. Seus vinhos são marcados por elegância e tipicidade admiráveis.


Os vinhedos da vinícola ficam na margem esquerda do rio Serein, uma região onde o solo é de calcário Kimmeridgiano, herança da era geológica que veio após o período Jurássico Superior; uma mistura de argila, giz e fósseis marinhos, o que confere singular expressividade e mineralidade aos seus brancos.


Este belíssimo Chablis Village, vem de 4 parcelas situadas no coração de Chablis, todas ao redor do Premier Cru Vaillons e de vinhas com cerca de 45 anos.


Entrega toda a mineralidade, austeridade e eletricidade que esperamos de Chablis, com aromas de frutas cítricas, como limão siciliano e laranja lima, com toques de piscina e nuances salinas. Em boca há uma fina riqueza, bom corpo e uma textura arredondada e acariciante, com bastante mineralidade, de grafite e pedra quebrada, que termina em um final seco e com toques de limão.


92 Pontos - Decanter - “Um Chablis complexo, a expectativa deste domaine, entre os melhores da região. Junto com uma pureza de fruta e sabor, tem camadas extras de pedra de isqueiro, uma certa salinidade e acidez excelente, com bastante energia no palato aqui. Um Chablis sério, que terá grande apelo para os amantes da apelação.” Andy Howard, Master of Wine


História

A família Dampt tem uma longa tradição na viticultura. Tanto o pai de Vincent, Daniel Dampt, quanto o avô, Jean Defaix, possuem propriedades conceituadas em Chablis.


Vincent cresceu no mundo do vinho e decidiu seguir a tradição da família quando tinha apenas 14 anos, matriculando-se na escola de vinhos em Beaune. Trabalhou no Jura e com Leflaive em Puligny-Montrachet antes de ir para a região de Marlborough na Nova Zelândia.


Em 2002 Vincent começou a trabalhar com o pai como enólogo e em 2004 herdou alguns pequenos lotes de vinhas, o que lhe permitiu criar a sua própria Domaine.


Seus vinhedos estão situados na margem esquerda do rio Serein, na famosa marga Kimmeridgian; uma mistura de argila, giz e fósseis marinhos. A única exceção é o Petit Chablis que fica na rocha de Portland.


Vincent é um dos jovens líderes emergentes da nova geração de Chablis e seus vinhos são marcados por admirável precisão e elegância.


Whats App Message