VIÑA AQUITANIA SOL DE SOL PINOT NOIR 2021

Valle de Malleco, Chile
Valle de Malleco, Chile

VIÑA AQUITANIA SOL DE SOL PINOT NOIR 2021

Elegante, mineral e disruptivo, um Pinot Noir elaborado pela renomada Viña Aquitania. Conheça!

Selos e premiações

  • GD 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

15.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Disruptivo e elegante, um Pinot Noir fruto do talento visionário do enólogo chileno Felipe de Solminihac, considerado “Enólogo Lenda” por Tim Atkin, no então desconhecido terroir de Malleco, ao sul do Chile.


Neste terroir, especialmente na área de Traiguén, as vinhas plantadas entre 1998 e 2002 crescem em solos argilosos profundos de origem vulcânica, ricos em matéria orgânica, com boa retenção de água, onde encontram todos os elementos para um excepcional desenvolvimento e uma produção de alta qualidade.


O resultado da safra 2021 foi um tinto primoroso, que mantém a linha Sol de Sol da renomada vinícola Aquitania entre os vinhos mais instigantes do Chile.


Destacam-se os aromas frutados de ginja e cereja, terra úmida, cogumelos e uma provocante nota de mineral de grafite.


Com a finesse dos tintos de clima frio, revela complexidade e equilíbrio, com taninos delicados e redondos muito bem integrados com o frescor da fruta. A acidez do vinho, juntamente com seu estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, aportam estrutura e longevidade. Prazer para agora e os próximos 5-10 anos. Delicioso!


Harmoniza muito bem com excelente companhia, posta de atum selado com crosta de gergelim, risoto de cogumelos e ratatouille.


93 pontos - Guia Descorchados

História

Os renomados enólogos de Bordeaux Bruno Prats, do Château Cos-d'Estournel, e Paul Pontallier, do Château Margaux, foram ao Chile nos anos 1980 para buscar um terroir ideal para dar vida a um vinho chileno de peso, fruto da parceria entre os dois. Lá, juntaram-se ao enólogo chileno Felipe de Solminihac, considerado “Enólogo Lenda” por Tim Atkin em 2021, que os ajudou a encontrar a Quebrada de Macul, em Peñalolen, aos pés da Cordilheira dos Andes e no coração do Valle del Maipo.


Depois de começarem os primeiros experimentos com a Cabernet Sauvignon, chegou o quarto integrante da sociedade: o agrônomo Ghislain de Montgolfier, da Bollinger.


Agora, sim, no início dos anos 2000, foram então formados os quatro mosqueteiros que fundaram a renomada Viña Aquitania como conhecemos hoje. O nome da vinícola deu-se em homenagem à região francesa da Aquitânia (ou Aquitaine, em francês), onde hoje fica Bordeaux. Não à toa, eles já sabiam que estavam descobrindo um novo Grand Cru do Chile: a Quebrada de Macul, em Peñalolen.


Whats App Message