UDACA RUA DIREITA TINTO

Dão, Portugal
Dão, Portugal

UDACA RUA DIREITA TINTO

Um vinho português que não pode faltar à adega. É muito agradável e pode salvar em diversos momentos!

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

12.50%

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Encruzado
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Evidências históricas indicam que as primeiras vinhas da uva Carignan, de origem espanhola e muito difundida na França, chegaram ao Chile entre o final das décadas de 1920 e 1940.


As vinhas foram trazidas ao país para que seus frutos pudessem complementar os cortes de vinhos elaborados com Carménère e Merlot.


Algumas décadas depois, já em torno de 1980, a vinícola Miguel Torres (que havia acabado de chegar ao Chile) resolveu investir na vinificação varietal de Carignan para explorar todo o potencial, até então desconhecido no Novo Mundo, que esta casta poderia oferecer.


Nesta linda versão, parte da linha Cordillera de los Andes, as uvas foram maceradas por 21 dias e passaram pela primeira fermentação ainda em tanques de aço inoxidável, enquanto a fermentação malolática acontece dentro de barricas de carvalho francês.


Após essa etapa, 37% do vinho estagia por 14 meses em barricas de carvalho francês, sendo apenas 7% de primeiro uso e 30% de segundo uso, o que causa menos interferência da madeira e traz mais harmonia e equilíbrio para os vinhos. O restante estagiou apenas em tanques de aço inoxidável. O resultado foi um vinho de intensa cor rubi, que entrega complexos aromas que oscilam entre a fruta madura e nuances de flores violeta, com toques que lembram madeira levemente tostada, um pouco de feno e especiarias doces.


Em boca é robusto, tem excelente presença e invejável estrutura. Seus aromas são confirmados no palato e ganham ainda mais expressividade. Tem corpo médio para cheio e acidez belíssima, com um final de boca médio e com nuances herbáceas de folha de louro e tomilho.


A harmonização perfeita para peru assado, charcutaria (embutidos) e queijos de longa maturação.

História

Fundada em 1966, a União das Adegas Cooperativas do Dão (UDACA) nasceu do compromisso de diversos produtores lusitanos de promover, ao redor do mundo, os vinhos da região do Dão, berço das emblemáticas castas Touriga Nacional e Encruzado.



Localizada no interior de Portugal, ao lado da Bairrada, a UDACA é uma das principais vozes do Dão e da Beira Alta.



As principais marcas registradas da região são as montanhas que a circulam e os solos graníticos, que resultam em vinhos com aromas complexos e delicados.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message