POGGIO BONELLI TRAMONTO D'OCA TOSCANA IGT 2016

Toscana, Itália
Toscana, Itália

POGGIO BONELLI TRAMONTO D'OCA TOSCANA IGT 2016

Grande Super Toscano de guarda, já com 8 anos de guarda, elaborado pelo Carlos Ferrini, 4X o "Melhor Enólogo da Itália"

Selos e premiações

  • JS 92
  • S 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • QueijosQueijos

Melhor custo/benefício

Quantidade
Vendido e entregue por: Sonoma Market

Teor Alcoólico

13.50%

Descanso

60 min

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Petit Verdot

Sobre o produto

Tramonto D'Oca Toscana IGT 2016 é uma grande estrela da icônica vinícola Poggio Bonelli, famosa pelos seus Super Toscanos e seus lindos Chianti Clássicos..

Elaborado no terroir da Toscana com uvas 100% Petit Verdot, este rótulo é uma verdadeira raridade!

A uva bordalesa é raramente vinificada como mono casta mas neste vinho inusitado pelo Carlos Ferrini, 4X votado "Melhor Enólogo da Itália" (Wine Enthusiast, WineMagazine), deu muito certa nos solos Toscanos da Poggio Bonelli.

Com 8 anos de guarda, fruta da melhor safra da última década, o vinho oferece a tradicional nota de madeira proveniente do prolongado estágio em barris de carvalho francês, também um buquê que mostra uma variedade de aromas de especiarias, violetas, amoras e groselhas negras. No paladar, notas de frutas em conserva, café e chocolate. Com estrutura firme e longa, acidez excelente, que mostra potencial de guarda, e taninos domados, quase imperceptíveis no primeiro gole, o vinho abriu lindamente no decanter e taça com o passar de uma hora.

Com alguns anos de potencial guarda, encontra-se pronto para ser degustado com calma, em um verdadeiro ritual de celebração entre amigos!

Em taça apresenta uma cor violeta profunda com reflexos rubi típicos do envelhecimento. No nariz, apresenta notas profundas de cereja preta, muito expressivo, nuances de madeira. Os aromas complexos antecipam o sabor, que é progressivo e muito persistente, muito suculento, sensual, com acidez presente e com taninos muito bem integrados.
Abre numa paleta de sensações que vão desde compotas de frutos vermelhos a especiarias (pimenta e canela), e termina com notas de tabaco e cacau.

Experimente harmonizar com queijos de longa maturação, carnes bem temperadas, e massas com molhos ricos como ragu de linguiça.

94 Pontos - Equipe Sonoma

92 Pontos - James Suckling

Um vinho tinto denso e concentrado com cerejas pretas, notas de chocolate e flores que se desenvolvem em um corpo médio. Final firme.

História

Poggio Bonelli é uma vinícola histórica da Toscana, com 835 hectares na fronteira entre as áreas de Chianti Classico e Chianti Colli Senesi, considerada uma das propriedades mais cobiçadas pela nobreza de Siena.

Poggio Bonelli teve vários proprietários ao longo dos séculos: propriedade da antiga família Spennali durante a Idade Média; na segunda metade do século XVI passou para as mãos da ilustre família Piccolomini; posteriormente, ao longo dos séculos XVII e XVIII, manteve-se como patrimônio das famílias Croci e Landucci e, em seguida. Se estabeleceu com a família Chigi Saracini.

O Conde Guido Chigi Saracini foi o último e único herdeiro do patrimônio que incluía as “fazendas”, como foi chamado no testamento a área vitivinícola. Nascido em Siena em 1880, foi uma figura importante para a cidade pelos inúmeros cargos que ocupou.

Além do grande amor pela sua propriedade situada em Castelnuovo Berardenga, era um apaixonado pela música, razão pela qual fundou em 1932 a Accademia Chigiana Senese, um centro de alta educação musical de importância internacional que ainda está ativo. Quando faleceu, em 1965, deixou a Fattorie Chigi Saracini nas mãos da MPS Tenimenti, empresa agrícola do Banca Monte Dei Paschi Di Siena.

Encontramos outros produtos que você pode gostar!
Whats App Message