TARAPACÁ GRAN RESERVA CARMÉNÈRE 2022
TARAPACÁ GRAN RESERVA CARMÉNÈRE 2022
Este Gran Reserva Carménère é produzido pela Viña Tarapacá, uma escolha tradicional e muito acertada. Saboroso, equilibrado e com boa profundidade!
Harmonize com
- Carnes
- Massas
- Vegetarianos
- Queijos
Avise-me
TEOR ALCOÓLICO
14.00%TEMPO DE BARRICA
8 MESESDESCANSO
30 MINTEMPERATURA
16.00 °CUVA/CORTE
Cabernet SauvignonSobre o produto
A Viña Tarapacá produz vinhos de alta qualidade, elegantes e autênticos, no coração do Valle del Maipo, no Chile.
Fundada no sopé da Cordilheira dos Andes em 1874, é uma das vinícolas chilenas com maior história e tradição, além de uma grande referência da cultura local.
O Gran Reserva Carmenère 2021 é marcado pelas brisas frescas da manhã e da tarde, e também pela frescura proveniente do rio Maipo.
Os solos do vinhedo produzem um vinho redondo, delicado e encorpado, com taninos maduros e macios. No nariz e no paladar, destacam-se as notas de amoras, mirtilos e ameixas. É um vinho saboroso, equilibrado e com boa profundidade.
Em taça, apresenta uma coloração com reflexos violáceos e um vermelho rubi intenso. Apresenta um nariz expressivo, complexo e fresco, com aromas picantes de cravinho e pimenta. Apresenta também sutis notas vegetais de pimento vermelho, devido à sua proximidade com o rio Maipo. No nariz e no paladar, destacam-se as notas de amoras, mirtilos e ameixas. É um vinho saboroso, equilibrado e com boa profundidade.
Um vinho que fica muito melhor apreciado ao lado de uma paleta de cordeiro ao molho de especiarias, vegetais na brasa e massas cremosas.
História
Em 1874 Don Francisco de Rojas y Salamanca, renomado enólogo e dono das vinhas mais nobres da região, fundou uma vinícola com o nome de "Viña de Rojas", no privilegiado Vale do Maipo.
Nos dois anos seguintes, já com a safra inicial, a propriedade conquistou os primeiros prêmios nacionais e internacionais: medalha de prata na Exposição Internacional de Santiago e medalha de prata na Exposição da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Em 1892 a vinícola foi adquirida por Don Antonio Zavala e passou a se chamar "Viña Zavala". No entanto, após um colapso conjugal, sua ex-esposa Doña Mercedes rebatizou-o de “Viña Tarapacá Ex Zavala” em homenagem a Don Arturo Alessandri, “El León de Tarapacá”, ex-presidente do Chile e seu advogado no divórcio.
A casa principal da Viña Tarapacá foi construída em 1927, com belo estilo toscano, cercada pela abundante biodiversidade da região. Um lugar onde se reflete toda a tradição e trajetória da vinícola.
Viña Tarapacá passa a fazer parte do VSPT Wine Group em 2008. Segundo maior exportador de vinhos chilenos e o primeiro no segmento de vinhos finos no mercado chileno.O legado da Viña Tarapacá é feito de tradição e inovação. Desde o início, destacaram-se pelo selo de qualidade, que os tornou uma referência na viticultura chilena, com certificações que atendem aos mais altos padrões internacionais de qualidade. Mas a vinícola também tem um compromisso com o futuro e com o meio ambiente, inovando nos processos para ser exemplar em enologia sustentável.