SERENDIPIA PETITE SIRAH D.O. PEUMO 2019


SERENDIPIA PETITE SIRAH D.O. PEUMO 2019
Petite Sirah de Peumo, no Colchagua, por quem conhece o terroir tão bem quanto a palma da sua mão. Com cino anos de guarda, recebeu 93 Pontos pela Revista Adega.
- gd93
- ad93
Harmonize com
Carnes
Massas
Queijos
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
14.00%
TEMPO DE BARRICA
18 MESES
TEMPERATURA
16.00 °C
UVA/CORTE
Petite SirahSobre o produto
Peumo é o nome da microrregião no Vale de Cachapoal, lugar onde foi elaborado um dos primeiros grandes vinhos andinos, o Carmim de Peumo (até hoje é considerado por muitos o melhor Carménère do Chile), que gerou fama para a região
Mas Peumo é muito mais. Seu clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves, permite que as uvas amadureçam lentamente. Em seus solos aluviais as plantas precisam lutar para conseguir água, o que resulta em frutas concentradas e opulentas.
Os ventos frios vindos da Cordilheira ajudam a resfriar a região, especialmente à noite, contribuindo para o desenvolvimento lento e uniforme de castas que precisam de bastante sol, mas sem excessos.
Este aqui é um 100% Petite Sirah que amadureceu 18 meses em barricas de carvalho francês, das quais apenas 25% são novas.
Nuances defumadas de carvão, traços herbáceos e amadeirados, toques salinos, tudo isso envolto em lindas frutas pretas e especiarias picantes…
É cheio de frutas silvestres e mandarina, com toques de pimenta preta recém moída, que conduzem a experiência sensorial em direção à acidez, que aporta frescor e taninos bem marcantes.
Um vinhaço! Para quem gosta de raridades, que querem que o vinho seja o assunto da conversa ao colocar a garrafa na mesa, tanto pela iguaria quanto pela qualidade inerente, este é rótulo.
Sirva com carnes grelhadas, porco assado, queijos maduros, vegetais salteados como cogumelos e berinjelas.
93 Pontos - Guia Descorchados
"San Francisco de Las Quiscas possui dez hectares de vinhedos, todos plantados por volta de 2013 nos solos graníticos das primeiras colinas da Serra Costeira, na região de Peumo. Desses dez hectares, apenas metade é Petite Sirah, cerca de 2.500 plantas que produzem este delicioso suco de frutas pretas ácidas de textura selvagem, marcado por uma acidez acentuada e taninos que se movem pela boca com aquela sensação pungente. Suco de cereja preta."
93 Pontos - Revista Adega
"Tinto elaborado exclusivamente a partir de Petite Sirah, com estágio de 18 meses em barris de carvalho francês de 500 litros. Mais uma ótima safra desse vinho, mostra frutas vermelhas e negras maduras acompanhadas de notas florais, de ervas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. Chama atenção pela acidez refrescante, pelos taninos finos e polidos, pela vivacidade e pelo final estruturado, mas também refinado, repleto de amoras, de cassis, de especiarias doces, de grafite e de alcaçuz. Um Petite Sirah domado e acessível, fácil de beber e de agradar. Álcool 14%."
História
Foi nas suas viagens à Toscana italiana que o empresário Osvaldo Pavéz se apaixonou pelas paisagens de colinas plantadas com vinhas e ciprestes. De volta ao Chile, em sua terra natal, Peumo, ele quis recriar esses lugares e suas atmosferas mágicas. Assim, em 2013, Osvaldo, juntamente com o seu genro Sebastián Peñaloza, decidiu plantar vinhas nas suas terras com vista para o vale do Cachapoal, sem imaginar os deliciosos vinhos que nasceriam ali. Seduzidos pelos vinhos do enólogo Cristian Azócar, convidam o conceituado profissional a dar a sua visão sobre a gestão da vinha. Azócar, depois de conhecer o projeto de Osvaldo e Sebastián, e ver com os próprios olhos o potencial do terroir, aceita com alegria. Foi assim que em meados de 2019 decidiram que era hora de dar à luz Serendipia, cujo nome remete a esta casualidade e feliz descoberta em que o destino uniu este terroir e estas personagens em torno do vinho, forjando uma grande amizade.