RUI MADEIRA BEYRA GRANDE RESERVA DOC 2018

Portugal
Portugal

RUI MADEIRA BEYRA GRANDE RESERVA DOC 2018

Um espetáculo na garrafa! Vinho de personalidade forte, com bastante fruta vermelha no nariz, elegante e muito macio. É uma profunda viagem à Beira Interior pelas mãos de Rui Madeira.

Selos e premiações

  • WE 93

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

30 min

Tempo de Barrica

14 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Jaén
  • Tinta Roriz
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

As novíssimas regiões da Beira Alta e Beira Interior, ao norte de Portugal, estão na trilha dos grandes vinhos da Europa e tem surpreendido críticos e público. A altitude aliada ao solo de granito e xisto, ao sul do Douro, forma um microclima especial para a produção de tintos elegantes e com destacado caráter mineral. As vinhas e os vinhos do projeto Beyra são comandados pelo Rui Madeira, apontado pela revista Wine Spectator como um dos melhores frutos do Novo Portugal. Para o Beyra Grande Reserva 2018, foram escolhidas uvas com origem em vinhas com idade média de 40 anos, no planalto da Beira Interior na bacia hidrográfica do Rio Douro em pleno Parque Natural do Douro Internacional, a uma altitude acima dos 750 metros. São selecionadas, em vindima manual, as melhores uvas de Tinta Roriz, cepa chamada de Tempranillo na Espanha, que estão perfeitamente adaptadas à altitude e em função dos anos. Quantidades variáveis de Touriga Nacional e Jaen/Mencía completam o blend, conferindo complexidade e elegância singulares, bem como o prolongado estágio de 14 meses em barrica de carvalho americano. No nariz entrega a sua passagem por carvalho, com complexas notas de mocha, cacau, especiarias e cedro. É no paladar que ameixas e amoras maduras marcam presença, mostrando que o vinho ainda é jovem e terá anos - quiçá décadas - em adega para evoluir e mostrar todo o seu potencial. Apesar da forte presença do carvalho, que deve dar espaço para outras nuances com o passar dos anos, o vinho está delicioso. É elegante, com taninos agradáveis e meio de boca intenso, que pede por comida para harmonizar. Um espetáculo particular diretamente da Beira Interior… Melhor ainda com carne de cordeiro, como uma paleta assada com ervas, filé alto com molho ou mesmo carnes na brasa. 92 pontos - Robert Parker’s Wine Advocate O Beyra Grande Reserva 2018 tem maioria Tinta Roriz, com 10% de Jaen e 10% de Touriga Nacional, envelhecido por 12 meses em carvalho francês novo. Ele chega com graduação alcoólica de 14,4%. É, de fato, um pouco intenso. Adiciona um pouco de complexidade. Ele aperta o paladar gentilmente e as frutas o abraçam. Este é um vinho muito bem feito e com ótimo preço. Você pode bebê-lo agora porque os taninos não estão duros, mas certamente vai estar melhor em alguns anos.

História

Em 2011, o conceituado enólogo português Rui Reboredo Madeira regressa à mesma Adega onde realizou a sua primeira vindima em 1987. Localizada na pequena aldeia da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, entre as vinhas mais altas de Portugal, são vinificados e estagiados os seus vinhos da Beira Interior. Foi ali que nasceu então a marca de vinhos Beyra, marcada pela excelência e pelo conceito de Vinhos de Altitude. E rapidamente se tornou uma marca de referência da região da Beira Alta.Localizado a 700 metros, bem próximo da fronteira com a Espanha e ao sul do Douro, Rui Roboredo Madeira recuperou a reputação de uma região. Após anos de experiência e vivências noutros locais do globo, Rui trás para as origens aquilo que aprendeu, iniciando o projeto pessoal de produção de vinhos. “Em respeito pela natureza, pela forma como cultivamos as nossas vinhas, os meus vinhos refletem as minhas vivências, que cheiram à minha terra, ao xisto, ao granito molhado, à esteva, às flores e frutos do campo. É na minha adega que faço os vinhos com o carácter do nosso terroir", diz Rui Madeira.
Whats App Message