
KOYLE ROYALE CARMÉNÈRE 2018
Premiado Carménère de Los Lingues, assinado pela família Undurraga e que faz parte da realeza do Valle de Colchagua. 93 pontos e mais.
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeEste Carménère nasceu aos pés da Cordilheira dos Andes, no paraíso biodinâmico da família Undurraga em Los Lingues, a 450 metros de altitude. É certificado orgânico, biodinâmico, vegano e NON-GMO.
A safra de 2018 se destacou por uma colheita excepcional após dias quentes e noites frescas, que resultaram ótima concentração de fruta. Suas uvas foram cultivadas na segunda e na terceira terraças do vinhedo, com solo argiloso rico em rochas basálticas e exposição norte, e foram colhidas manualmente.
O vinho foi, então, fermentado com leveduras indígenas em tanques de aço inoxidável e temperatura controlada (20-25ºC), depois estagiou em barricas de carvalho francês de 225 litros por 18 meses.
Do profundo púrpura que tinge a taça, exalam aromas de amoras de frutas vermelhas e pretas maduras, com especiarias doces. No paladar, seus taninos estruturados carregam sabores frutados, com ervas e uma ótima acidez.
Um Carménère muito elegante, que pede a companhia de uma tábua de frios, com charcutaria e queijos duros.
93 pontos - Guia Descorchados
“Para este Royale, Cristóbal Undurraga seleciona vinhedos de sua propriedade em Los Lingues, plantados em solos rasos e graníticos, o que confere aos seus vinhos uma certa verticalidade, taninos firmes que prendem fortemente o paladar. Graças a uma colheita muito boa no Chile em geral, este carménère também mostra uma maturidade suculenta de seus sabores, com toques herbais que temperam aquela fruta”.
91 pontos - James Suckling
“Groselhas, amoras e ameixas no nariz com ervas e cravo. É médio a encorpado com taninos firmes. Estruturado e texturizado com acidez brilhante e suculenta. Final saboroso. A partir de uvas cultivadas biodinamicamente. Vegano. Beba ou guarde”.
A história da Viña Koyle começa em 1885, quando Francisco Undurraga Vicuña plantou as suas primeiras vinhas no Alto Colchagua, aos pés da Cordilheira dos Andes. A família Undurraga esteve envolvida com a vitivinicultura desde então, tornando-se grande referência no Chile e no mundo.
Mais de 120 anos depois, em 2006, Alfonso Undurraga, da quinta geração da família, encontrou o seu oásis em meio a Los Lingues, ainda no Colchagua, e o transformou com a ajuda de seu filho Cristóbal em um verdadeiro oásis sustentável.
Hoje, a Koyle é uma referência na agricultura biodinâmica, com as mais elevadas certificações da área. Seus vinhos expressam a pureza de seu terroir, combinando o legado da renomada família Undurraga com inovadoras técnicas enológicas. Além de admiradores ao redor do mundo, também conquista elevadas pontuações da crítica internacional.