RITME CELLER RITME NEGRE PRIORAT DOQ 2021
Opulento e elegante, um Priorato que entrega excelente tipicidade, elaborado pelo talentoso enólogo Albert Jané. Um achado!
MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO
QuantidadeA Denominación de Origen Calificada Priorato (ou D.O.Q. Priorat, em catalão), qualificação compartilhada apenas com Rioja entre todas as D.O. da Espanha, é considerada única e admirada por exigentes enófilos ao redor do mundo.
Da “viticultura heroica”, devido ao relevo irregular e desafiador, de vinhas velhas de baixíssimo rendimento e de um solo singular chamado Llicorella, nascem tintos potentes, minerais e longevos.
Seguindo a tradição e a filosofia da vinícola, são utilizadas apenas uvas nativas. Neste caso, 55% Garnacha e 45% Cariñena, de vinhas que chegam a ter mais de 100 anos. O vinho passa por um estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês antes de ser engarrafado.
Em taça, apresenta uma vibrante cor violeta brilhante. No nariz, acentuados aromas de frutas vermelhas, como cereja e framboesa, seguidos por alcaçuz, toques defumados e nuances de lavanda açucarada.
O paladar ágil e penetrante exibe sabores minerais e de cereja e amora silvestre que se estreitam na taça. Concentrado, mas ao mesmo tempo leve, tem ainda nuances florais. Embora já esteja pronto para beber, após alguns minutos no decanter, sua profundidade e equilíbrio sugerem que ele também recompensará a paciência da guarda.
Harmoniza com excelente companhia, Gaudí e Miró. Vai bem com suculentas carnes vermelhas grelhadas, como bife ancho au poivre ou cordeiro na brasa com ervas.
93 Pontos - Guía Peñin
92 Pontos - Vinous - "55% Garnatxa e 45% Carinyena de parcelas diferentes da Priorat DOQ. Envelhecido por 10 meses em barricas de carvalho, este tinto deslumbrante abre aos poucos em aromas de romã, berries, cereja azeda e flores secas. Seco, ágil, compacto, oferece uma concentração em boca sem chegar a ser pesado - um saboroso, moderno Priorato com traços salgados no final, altamente prazeroso."
91 Pontos - Robert Parker
“O Ritme Negre 2021 é um generoso e concentrado blend de partes semelhantes de Cariñena e Garnacha que tem 15% de álcool e amadureceu em barricas de carvalho francês levemente tostadas e um foudre de 5.000 litros por 10 meses. É aromático, floral, maduro e picante com algumas notas tostadas e um paladar encorpado com taninos finos e bom frescor, terminando com um toque amargo”.
Albert Jané inicia sua carreira em 1996, na propriedade familiar localizada na D.O. Penedés, na Catalunha. E depois de uma rica passagem pela região de Montsant (2004 a 2010), decide elaborar vinhos no desafiador e emblemático Priorato.
No pequeno e secular pueblo de Vilella Alta, fundado em 1.286 pela Cartoixa d’Escaladei, também é o menor da região, localizado entre o vale de Escaladei e o rio Montsant. Neste histórico e preciso lugar, reabilita completamente uma antiga edificação e constrói sua bodega.
Ao todo, a Ritme Celler conta com 20 hectares de viñedos orgânicos, com idades entre 3 a 100 anos, todos frutos da Llicorella distribuídos nas áreas de Falset, Poboleda, Porrera, Bellmunt, El Molar, El Lloar e La Vilella Alta.