RITME CELLER RITME BLANC PRIORAT 2018

Priorato, Espanha
Priorato, Espanha

RITME CELLER RITME BLANC PRIORAT 2018

Levemente untuoso e perfeitamente equilibrado, um branco do Priorato que entrega excelente tipicidade, elaborado pelo enólogo Albert Jané. Um achado!

Selos e premiações

  • GP 91
  • RP 91

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • PeixesPeixes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

60 min

Tempo de Barrica

11 meses

Temperatura

15.00 °C

Sobre o produto

A Denominación de Origen Calificada Priorato (ou D.O.Q. Priorat) se responsabiliza pelos vinhos mais procurados da Espanha.


40 anos atrás produtores Álvaro Palácios, René Barbier, Dafne Clorian (Clos Erasmus) e Raul Bobet, entre outros, regataram a viticultura quase milenar de uma região que tinha caído no esquecido. Os resultados foram extraordinários - hoje são os vinhos de Priorat são entre os mais longevos, complexos, e caros, do país.


Aqui, de vinhas velhas de baixíssimo rendimento plantadas em colinas tão íngremes que desafia a mente, num solo singular chamado Llicorella, nascem vinhos expressivos, potentes, incrívelmente sedutores.


Este lindo exemplar da Ritme Celler, do jovem e talentoso enólogo Albert Jané, nova geração em Priorat fazendo sua própria marca, expressa a excelente tipicidade do terroir através do ritmo de seus vinhedos, castas autóctones e viticultura orgânica.


Elaborado a partir da Garnatxa Blanca, de vinhedos com idades entre 20 e 80 anos, nas regiões de Poboleda, Porrera, Bellmunt, El Molar, El Lloar e Cornudella.


Após a maceração a frio por dois dias, 30% do vinho evoluiu por 3 meses em barricas novas de carvalho francês e 70% em cubas de inox, etapas que se refletem na estrutura e complexidade deste lindo branco do Priorato.


No olfato sobra inspiração de fruta amarela madura, flores de anis, pedra quebrada e madressilva, um toque de mel também, que vai abrindo aos poucos e que até lembra Chardonnay do sul da Borgonha.


Já no paladar, perfeito equilíbrio entre seu caráter levemente untuoso e o frescor da juventude, típico desta uva. Traços de mel, limão cravo a presença da leveduras do sur-lie, jasmim, uma leve salinidade e uma sensação amanteigada vai se desenvolvendo de forma fantástica, ganhando complexidade ao longo de horas. Fascinante! Um vinho branco de grande complexidade, feito para evoluir na guarda.


Harmoniza perfeitamente com robalo brevemente marinado com limão caipira, coentro e pimenta branca, lagosta grelhada e costelinha suína com crosta de gergelim e erva-doce.


Recomendamos decantar por uma hora se for servir antes de 2023. Pode evoluir com sucesso até 2030.


91 Pontos - Wine Advocate (Robert Parker)


91 Pontos - Guia Peñin

História

Albert Jané inicia sua carreira em 1996, na propriedade familiar localizada na D.O. Penedés, na Catalunha. E depois de uma rica passagem pela região de Montsant (2004 a 2010), decide elaborar vinhos no desafiador e emblemático Priorato.


No pequeno e secular pueblo de Vilella Alta, fundado em 1.286 pela Cartoixa d’Escaladei, também é o menor da região, localizado entre o vale de Escaladei e o rio Montsant. Neste histórico e preciso lugar, reabilita completamente uma antiga edificação e constrói sua bodega.


Ao todo, a Ritme Celler conta com 20 hectares de viñedos orgânicos, com idades entre 3 a 100 anos, todos frutos da Llicorella distribuídos nas áreas de Falset, Poboleda, Porrera, Bellmunt, El Molar, El Lloar e La Vilella Alta.

Whats App Message