RIBEIRO SANTO VINHA DA NEVE BRANCO 2021
RIBEIRO SANTO VINHA DA NEVE BRANCO 2021
Belíssimo branco barricado do Dão! Este vinho oferece ótima estrutura de boca, compensada por uma excelente acidez cítrica e um final muito longo e prazeroso!
Selos e premiações
Harmonize com
- Peixes
- Frutos do mar
- Queijos
Avise-me
TEOR ALCOÓLICO
13.50%TEMPO DE BARRICA
8 MESESTEMPERATURA
10.00 °CUVA/CORTE
EncruzadoSobre o produto
O Ribeiro Santo Vinha da Neve Branco é uma verdadeira preciosidade do Dão!
Este vinho é proveniente de uma só vinha da casta regional Encruzado de aproximadamente 1ha com localização privilegiada. A vinha avista neve durante o período de inverno mais rigoroso daí o seu nome.
Hoje um dos maiores produtores da uva, que é uma das cepas mais nobres da Península Ibérica, é a Ribeiro Santo, que para Robert Parker, elabora vinhos “elegantes, refinados e lindamente construídos”.
Não é possível falar da nova viticultura do Dão sem falar do renomado e premiado enólogo português Carlos Lucas, que iniciou a produção na área central de Portugal em 1994 e foi eleito em 2008 Enólogo do Ano, pela Revista de Vinhos de Portugal.
Em taça, apresenta uma cor amarelo palha. Apresenta aromas expressivos de pera, maçã verde, melão e pêssego, segundos por flores amarelas, ervas frescas e especiarias doces. No paladar, possui corpo médio para cheio, é extremamente macio, quase cremoso, e oferece excelente complexidade, com toques salinos que condizem a um final refrescante e com acidez vivaz.
Ainda está jovem e tem tudo para ficar melhor nos próximos 10 anos.
Este vinho está em um excelente momento para ser degustado entre amigos, e acompanha muito bem frutos do mar, moqueca e camarão, bolinho de bacalhau ou mesmo uma farta tábua de queijos.
História
A Wine Magnum nasceu da união de 3 grandes enólogos portugueses: Carlos Rodrigues, Lúcia Freitas e Carlos Lucas, sendo que este último foi reconhecido como 'Enólogo do Ano' pela Revista de Vinhos de Portugal em 2008, ele aprimora suas habilidades na enologia da D.O.C. Dão, uma das regiões vinícolas mais antigas do país, demarcada em 1908.
A relação entre Carlos e a vinícola é tão profunda que é difícil separá-los; eles são essenciais um para o outro. As vinhas da região do Dão são circundadas por pinhais, onde durante a floração, o pólen transportado pelo vento contribui para os aromas distintos dos vinhos da região.
A combinação da experiência, conhecimentos e irreverência destes 3 enólogos é a base deste projeto, com raízes na região do Dão, mas que passa também pela produção de vinhos nas Regiões do Douro e do Alentejo.
O objetivo deles é mostrar o melhor de cada uma destas regiões, através de vinhos que respeitam o terroir, a tradição e as castas portuguesas. Cada garrafa elaborada por eles conta uma história, cada vinho reflete sua paixão, seu trabalho, emoções e dedic