QUINTA DO MONTE XISTO 2019

Douro, Portugal
Douro, Portugal

QUINTA DO MONTE XISTO 2019

Elegante, disputadíssimo e extraordinariamente longevo, um jóia do Douro assinado pelo renomado enólogo João Nicolau de Almeida. Um privilégio!

Selos e premiações

  • RP 95
  • WE 94

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • VegetarianosVegetarianos
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

18 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Touriga Franca
  • Sousao
  • Touriga Nacional

Sobre o produto

Da excelente safra 2019, foram elaboradas apenas 7.000 garrafas, todas muito disputadas em todo o mundo e até em Portugal. Raridade no Brasil. “Um prêmio especial para uma família que respira Douro há muitas gerações”, escreveu a Revista de Vinhos.

Uma estrela da região, assinado pelo renomado enólogo João Nicolau de Almeida, da família que criou o mítico Barca Velha - um dos melhores vinhos do mundo!

Elaborado a partir do blend de Touriga Nacional (55%), Touriga Francesa (40%) e Sousão (5%), sua vinificação contou com colheita manual, pisa a pé em lagares e leveduras autóctones. O processo de amadurecimento ocorreu em pipas de 600 litros e tonéis de 2000 litros em Vila Nova de Gaia, ao longo de 18 meses.

De profunda cor rubi, expressa ricos aromas de alfazema, rosmaninho, esteva e eucalipto, frutas pretas e vermelhas e um sutil toque de especiarias.

No paladar demonstra incrível complexidade, com presença de fruta, volume e elegância. Memorável e longevo, seguirá evoluindo perfeitamente ao longo dos próximos 15-20 anos.

Para apreciá-lo hoje, recomendamos aerar o vinho no decanter por cerca de 120 minutos.

Harmoniza com planos e horizontes, carnes de caça, cordeiro assado lentamente e arroz de pato.


95 Pontos - Robert Parker's Wine Advocate

O Quinta do Monte Xisto 2019 é um blend 55/40 de Touriga Nacional e Touriga Franca com uma dose de Sousão, todos envelhecidos durante 18 meses em 40% de carvalho novo e maioritariamente francês. (O produtor gosta de um toque de madeira austríaca como tempero.) Tem 14% de álcool. Outra beleza desta vinícola requintada, é tudo sobre requinte e frescor, mas a fruta também é linda. É expressivo e delicioso, pelo menos depois de uma hora na taça. Abriu bem, parecendo bastante sensual e saboroso, mas um pouco tânico. Deve envelhecer bem dada a sua acidez e equilíbrio. Eu realmente gosto do que esta vinícola está fazendo. Esperançosamente, isso mostrará a capacidade de se desenvolver na adega. A família envolvida sabe fazer vinhos longevos.

94 Pontos - Wine Enthusiast

O último lançamento deste vinhedo espetacular está muito alinhado com as safras anteriores. É densamente maduro, mas também mostra estrutura elegante, mineralidade e frutas pretas perfumadas. O vinho envelhecerá bem e estará pronto para beber a partir de 2025.

História

A história da Quinta do Monte Xisto é indivisível da trajetória do renomado enólogo João Nicolau de Almeida, filho de Fernando Nicolau de Almeida, o criador do Barca Velha, e de Maria José Ramos Pinto Rosas. Referências emblemáticas na história do vinho em Portugal.

Com formação em enologia na França, com nomes relevantes como Émile Peynaud, Jean Ribéreau-Gayon, entre outros, iniciou sua carreira em 1976 na Casa Ramos Pinto, por onde permaneceu por 40 anos, antes de se dedicar exclusivamente à Quinta do Monte Xisto.

Fundada em 2005, situada em Vila Nova de Foz Côa, no Douro Superior, a propriedade familiar conta com uma área total de 40 hectares, sendo apenas 10 deles destinados à vinha, preservando a biodiversidade do terroir.

O nome da Quinta faz referência às características geológicas da região, marcadas pela intensa presença de xisto, que fazem com que as raízes das vinhas mergulhem bem fundo no solo para alcançar nutrientes, proporcionando frutos de personalidade única.

A cada colheita são produzidas apenas 6.000 garrafas, disputadas no mundo todo e até em Portugal. Hoje, o tinto Quinta do Monte Xisto está posicionado entre os grandes vinhos do país, “uma referência de topo entre os vinhos nacionais. Um prêmio especial para uma família que respira Douro há muitas gerações”, escreveu a Revista de Vinhos.

Whats App Message