
QUINTA DO ISAAC DOURO DOC TINTO 2012
Primeira safra de um dos rótulos mais elegantes da viticultura do Douro, assinado pela Quinta do Isaac. Longevo, formoso, espetacular!
Os blends tintos da Quinta do Isaac apresentam uma identidade própria, uma expressão mais mineral e menos exuberante da D.O.C. Douro.
Este rótulo é a joia da coroa da casa, com apenas 1000 garrafas elaboradas e apenas em grandes safras: 2012, 2014, 2015, 2017, 2019.
Este lote especial da safra inaugural da propriedade, a 2012, é a primeira edição deste rótulo, vinho premiado com Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos de Portugal de 2016.
Liberado da biblioteca do próprio produtor em meados de 2024, hoje nos orgulhamos em oferece-lo na pronta entrega aos nossos clientes.
A produção é orgânica e sustentável. A vindima manual decorreu durante o mês de setembro. Depois de uma seleção criteriosa de castas regionais (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão), passa por pisa em lagares tradicionais de granito e fermentação em cubas de inox, com maceração durante 45 dias.
Estagiou durante 18 meses em barricas de 500 litros, de carvalho francês novo.
Em taça notamos um vermelho rubi, com nuances amarronzadas nas bordas.
Ganha complexidade no nariz, com aromas de gis, lapiseira, pedra quebrada com um toque herbáceo, com um vegetal mais de ervas cortadas e uma sensação seca e empoeirada.
Em boca entra austero, sem arestas, depois expande, de forma sutil, mas prolongada. Oferece bastante mineralidade, especiarias, cravo e canela, também caramelo (de doce de leite ou de um Twix), herança da passagem por barrica nova. Seus taninos secam a boca de forma gostosa. Após uma hora no decanter o vinho fica macio, com ótima integração entra a fruta, nuances da passagem por madeira e a bela acidez, o que diexa claro que tem anos de vida para frente.
Um vinho que tem um claro e sério lado de ervas cortados, herbáceo, que confere sobriedade ao início, porém, aos poucos oferece muito mais. Um português que foi para escola francesa e desfila com muita elegância.
Para ser apreciado com um cordeiro assado ou até um belo bacalhau à Lagareiro.
Tomar entre 2024 (decantar por 30 minutos) - 2032.
93 Pontos - Alykhan Karim
Medalha de Ouro no Concurso de Vinhos de Portugal de 2016
A história da Quinta do Isaac nasceu do sonho do empresário português Isaac Paiva, então radicado na Suíça, em voltar para sua terra natal, no Douro, para trabalhar com vinhos. Foi quando conheceu Luís Lopes em 1994, um homem do Douro e da terra, e com ele partilhou o sonho de um dia produzir vinhos tintos na região.
Desde então, e após uma criteriosa seleção, Isaac adquiriu em 2012 uma pequena propriedade de 1,36 hectare, bem no centro da região, em Chanceleiros do Douro, junto ao Pinhão.
Possui condições magníficas para a viticultura – baixa altitude, exposição a Sul e solos de xisto. Excelência, compromisso e paixão são os três pilares sobre os quais a vinícola se ampara. Logo em 2016, já foram certificados como cultivo orgânico e, desde então, colecionam prêmios e honrarias mundo afora pelo trabalho.