PUJANZA VALDEPOLEO RIOJA 2019


PUJANZA VALDEPOLEO RIOJA 2019
Este emblemático Rioja da Bodegas Pujanza se destaca por sua potência e profundidade, elaborado por uma das maiores vinícolas da Rioja na atualidade. Conheça!
Selos e premiações
- rp92
- js93
Harmonize com
Carnes
Massas
Vegetarianos
Árabe
Queijos
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
15.50%
TEMPO DE BARRICA
12 MESES
DESCANSO
60 MIN
TEMPERATURA
18.00 °C
UVA/CORTE
TempranilloSobre o produto
O vinhedo Finca Valdepoleo é um dos mais emblemáticos da Bodegas Pujanza, produtor que por si só configura entre os maiores nomes da Rioja e da viticultura espanhola na atualidade.
Apesar de ter sido plantado em 1973, Carlos San Pedro, fundador da Pujanza, lançou este vinho "single vineyard" pela primeira vez apenas em 2011.
Desde então, o vinho vêm colecionando altíssimas pontuações pelos principais críticos de vinhos do mundo e conquistando uma legião de fãs, que ficam ansiosos pelo lançamento de cada nova safra.
Resultado da fermentação espontânea - apenas com leveduras indígenas, naturais da própria uva - da Tempranillo em solo calcário-argiloso a 630 metros de altitude, e envelhecido em barricas de carvalho francês por 12 meses, o vinho representa com pureza a safra de 2019, que foi um ano quente e ensolarada na Rioja.
Potente e marcante, revela ao nariz nuances terrosas, com toques de frutas vermelhas, alcatrão e defumação, que deixam bem nítidos o aporte dos 12 meses em carvalho.
No paladar, diferentemente da safra anterior, tem corpo médio para encorpado, com sabores suculentos de fruta madura, boa integração com a madeira, uma certa salinidade e taninos bem poderosos. Bastante fruta preta expande em leves especiarias e nuances de côco e madeira de floresta de leve. Com o passar de uma hora no decanter este vinho começa a mostrar maciez e muita profundidade.
Excelente agora, em 2024, mas ainda jovem, facilmente vai ganhar complexidade na adega ao longo dos próximos 15 anos. Para comparar com muitos dos grandes Reserva da Rioja.
Melhor acompanhado por pratos marcantes, a exemplo de bochecha suína ao molho de vinho ou um ossobuco com polenta trufada.
93 pontos - James Suckling
“Ervas secas picantes sobre a mistura de frutas vermelhas e pretas, acompanhadas de notas de pedras quentes, alcatrão e molho de ostra. Um Rioja de corpo médio a encorpado com suculentas ameixas e cerejas, selado com taninos poderosos, porém sedosos. Beba ou guarde”.
92 pontos - Luis Gutiérrez, Robert Parker’s Wine Advocate
“2019 foi um ano quente e seco que rendeu vinhos maduros e inebriantes, como o Finca Valdepoleo 2019, que tem 15,52% de álcool, pH de 3,57 e 5,85 gramas de acidez. As vinhas foram plantadas em 1973 a 630 metros de altitude em solos argilosos e calcários de Laguardia. Encontrei notas bem maduras no nariz deste Valdeopoleo, com frutos silvestres escuros e um toque terroso. É muito tânico e poderoso, concentrado e maduro. Precisa de tempo e/ou comida poderosa. Tem um viés mais maduro, mais para os fãs do estilo, que achei quase excessivo. Ele usou aqui um pouco de carvalho novo tentando compensar a concentração e a força do vinho, o que tornou ainda mais difícil. 60.000 garrafas produzidas”.
História
Aos 25 anos, Carlos San Pedro fundou a Bodegas y Viñedos Pujanza com um propósito simples e direto: elaborar vinhos tradicionais de Rioja, com uma visão diferente. O objetivo é trabalhar como foco nos principais varietais da região, tendo como meta frescor, estrutura, elegância e equilíbrio.
Pujanza é um dos principais nomes da Rioja moderna, onde possui 40 hectares de vinhas e produz cerca de 200.000 garrafas por ano. Utiliza apenas as castas Viura e Tempranillo, pois acredita que ambas são capazes de representar perfeitamente sua origem, na subregião de Laguardia, em Rioja Alavesa, onde cultiva pequenos vinhedos em altitudes que variam de 600 até 720 metros.