POGGIO CIVETTA CHIANTI CLASSICO RISERVA 2017


POGGIO CIVETTA CHIANTI CLASSICO RISERVA 2017
Elegante, sedoso e surpreendente Chianti Classico Riserva da Tenute Rossetti. Grande vinho, ainda mais a este valor. 93 Pontos.
Selos e premiações
- ak93
- ad92
Harmonize com
Carnes
Massas
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
13.55%
TEMPO DE BARRICA
30 MESES
DESCANSO
60 MIN
TEMPERATURA
18.00 °C
UVA/CORTE
MerlotCabernet SauvignonSangioveseSobre o produto
Este Chianti Classico Riserva da Tenute Rossetti se mostra um surpreendente feito nesta safra de 2017, com 30 meses de estágio em barricas de carvalho francês e mais 5 meses, ao menos, descansando engarrafado na adega, antes da comercialização.
Em taça, traz um vermeho rubi bem típico de Chianti, com aromas de couro e traços leves de fumo de corda, com notas que remetem a um salgado.
Em boca, a salinidade se confirma e começa a abrir o lado de couro para convidar a um paladar muito integrado, suculento, delicioso, com núcleo de fruta profunda, que se expande.
Ameixas gordas e amoras se revezam com notas de embutidos e um frescor de ervas. No segundo gole, o vinho se revela sem timidez, com traços de chocolate amargo e de café espresso no final.
Surpreendente final persistente, longo, mais do que se espera de um Riserva Classico.
Uma ótima opção para companhar um filé-mignon ao molho de cogumelos ou um risoto de funghi porcini.
93 Pontos - Alykhan Karim
92 Pontos - Revista Adega
“Tinto composto de 85% Sangiovese, 10% Cabernet Sauvignon e 5% Merlot, com estágio de 30 meses em barricas de carvalho francês. Encorpado, mostra frutas vermelhas maduras acompanhadas de notas florais, de ervas secas e de especiarias doces, que aparecem tanto no nariz quanto na boca. De boa tipicidade, tem acidez refrescante, taninos firmes e de textura de giz e final carnudo e persistente, com toques terrosos, da passagem pela madeira e de cerejas ao licor. Para as carnes vermelhas ao molho de cogumelos. Álcool 13,5%.”
História
Farnese é um dos grupos vitivinícolas mais tradicionais e bem-sucedidos da Itália. Hoje, com mais de 480 anos, possui vinícolas em diversas regiões da Itália, e é da Toscana que vem a Tenute Rossetti.
A história de Rossetti remonta ao início do século XX, com o fundador Sabatino. Mas foi com os filhos, Antonio e Giovacchino Rossetti, que a empresa se transformou.
Entre meados dos anos 1970 e meados dos anos 80, a terceira geração assumiu o comando da empresa. Tino e Linda Rossetti valorizam a experiência adquirida e investem na modernização da adega e na investigação das melhores técnicas de vinificação, levando vinícola ao século XXI.
Localizada perto de Florença, no coração da Toscana, a Rossetti Vini trabalha com denominações tradicionais da região, como Chianti, Chianti Classico e Toscana Rosso, mas a adega tem capacidade para fornecer uma vasta gama das referências italianas: Pinot Grigio, Montepulciano D'Abruzzo, Primitivo, Nero d'Avola e muitos outros.