PEGOS CLAROS RESERVA DOC PALMELA 2017


PEGOS CLAROS RESERVA DOC PALMELA 2017
Um elegante tinto de vinhas velhas, elaborado por um craque do terroir de Palmela e da uva Castelão. Surpreendente!
Selos e premiações
- rp91
Harmonize com
Carnes
Massas
Vegetarianos
Árabe
Aves
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
13.50%
TEMPO DE BARRICA
12 MESES
DESCANSO
30 MIN
TEMPERATURA
16.00 °C
UVA/CORTE
CastelãoSobre o produto
Os vinhos de Pegos Claros representam a expressão máxima de um terroir único: vinhas velhas de Castelão, sem rega, nas areias de Palmela, uma sub-região da Península de Setúbal.
Nesse terroir, a Herdade de Pegos Claros segmenta suas vinhas por idade, sendo as mais antigas centenárias, com baixas produções e elevada concentração aromática.
Este tinto Reserva da 2017 nasceu de vinhas com 70 anos de idade, com 12 meses de passagem por barricas usadas de carvalho francês, sob a batuta do talentoso enólogo Bernardo Cabral.
Apresenta aromas de fruta madura, como ameixas e groselhas, com um sutil toque tostado e baunilha.
No paladar se mostra elegante e esbanja a presença da fruta, com taninos macios e acidez na medida. Final longo e muito agradável. Delicioso!
Perfeita companhia para a noite e boa conversa, combina muito com embutidos e charcutaria, massas recheadas e carnes vermelhas grelhadas.
91 Pontos - Robert Parker
O Reserva Vinhas Velhas 2017 é todo Castelão, envelhecido durante um ano em barricas de carvalho francês de várias idades. Em Pegos Claros há um esforço constante para fazer um Castelão bastante fresco e elegante. Semelhante às safras recentes, mostrando frescor e finesse no meio do palato para combinar com poder no final. Há uma verdadeira espinha aqui, mas os taninos não são muito duros. No geral, é um pacote elegante com estrutura e brilho, um vinho gastronômico perfeito. Acrescenta um pouco de sabor de frutas vermelhas para selar o negócio. Pode e provavelmente irá melhorar nos próximos anos.
História
A história da centenária Herdade de Pegos Claros remete a 1920 e está localizada na sub-região de Palmela (Península de Setúbal), nos limites com a fronteira de Montijo. Nesse terroir, suas vinhas se beneficiam de um clima mediterrâneo com estupenda influência atlântica, o que oferece aos vinhos uma notável elegância e personalidade.