
PALLADINO BARBERA D’ALBA DOC 2019
Barbera d’Alba repleto de elegância e boa estrutura. Um belo passeio pelo Piemonte, por um dos melhores produtores do Langhe, o Palladino.
A história com a vinificação, da família Palladino, remonta a meados da década de 1850 na comuna de Serralunga d’Alba, no coração da produção de Barolo.
Com alguns dos melhores vinhedos dentro da Serralunga, nos últimos 25 anos a Palladino tem recebido louvor consistente pelas maiores publicações de vinho, sobretudo a inglesa Decanter e a americana Forbes, que consideram o pequeno produtor entre os melhores de Barolo hoje.
A imponente vinícola também faz um brilhante Barbera d’Alba, tudo proveniente de vinhedos cultivados de forma sustentável na comuna de Serralunga, conhecida por produzir vinhos mais sérios e de excelente estrutura.
As uvas são colhidas em pequenas cestas, esmagadas e depois fermentadas em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada antes de passarem por 8 meses de envelhecimento em carvalho antigo, de grande formato (botti).
Este Barbera d’Alba é uma alternativa frutada, jovial e fresca aos imponentes Barolos da família.
Ao servir pudemos observar um vinho delicado e fresco, mas bastante aromático, com frutada jovial e plena, muito expressiva e de caráter ferroso que permeia todo o vinho. Sia mineralidade aparece com toques de cravo e cereja preta, envolto em nuances de cacau e terra molhada.
Em boca é muito gostoso! Apresenta acidez suculenta, bastante framboesas e morango ainda não prontos para colher, cerejas frescas e secas, com alguns traços de madeira, tudo em perfeito equilíbrio. Taninos leves acariciam a boca.
Perfeito para acompanhar um pato assado na panela à moda antiga do Jacquin, um prato que fazia parte do cardápio do La Brasserie e sua receita pode facilmente ser encontrada online. Também acompanha bem uma tábua de queijos e embutidos.
90 Pontos - Alykhan Karim - CEO - Sonoma Market
Peso-pesado na região, a vinícola Palladino é considerada pela Forbes e também pela publicação inglesa Decanter como TOP 20 Produtores de Barolo.
Palladino nasceu em 1974, em Serralunga d’Alba, no coração da região do Langhe, naquela paisagem encantadora típica de uma antiga vila. Neste caso, dominado pelo Castelo de Serralunga, que se destaca elegantemente na paisagem envolvente juntamente com as famosas vinhas. A propriedade foi comprada por quando Piero Palladino, nativo da região, que confiou a gestão da propriedade a seu primo e sócio Maurilio Palladino, que a administra há anos ao lado de sua esposa Domenica.
Pierro Palladino, enólogo que comanda a produção, estudou vinificação no “Istituto Enologico” e trabalhou como enólogo para outras vinícolas antes de continuar a tradição de sua família.
Hoje, a experiência de Maurilio e Domenica é combinada com o entusiasmo da nova geração: Veronica, Alessandro e Margherita, que trabalham ao lado dele na gestão da empresa, assim como Luca e Matteo, que se dedicam de forma inestimável no vinhedo e na adega.
A família Palladino trabalha em seu vinhedo de acordo com práticas milenares de operação manual, para que seja possível trazer vinhos saudáveis e de alta qualidade para a adega. Hoje a vinícola conta com 11 hectares de vinhedos, cultivados com uvas autóctones, que situam-se em diferentes áreas. Em Serralunga encontramos os vinhedos San Bernardo, Ornato, Parafada, Serra e Gabutti.