PACHECA CAIS DA RIBEIRA BRANCO 2023


PACHECA CAIS DA RIBEIRA BRANCO 2023
Refrescante e versátil, um branco elaborado pela Quinta da Pacheca, uma referência histórica no exuberante terroir do Douro. Aproveite!
Harmonize com
Peixes
Queijos
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
13.00%
TEMPERATURA
12.00 °C
UVA/CORTE
CodegaMoscatel Galego BrancoSobre o produto
Cativante, a começar pelo rótulo, que remete à incrível paisagem do cais da Ribeira, que separa Porto e Vila Nova de Gaia. Um lindo tinto elaborado pela Quinta da Pacheca, uma das mais prestigiadas e reconhecidas propriedades do Douro.
Um blend elaborado com as castas Moscatel Galego Branco e Códega, com a maestria da renomada enóloga e professora Maria Serpa Pimentel.
De brilhante cor branca indo para amarelo palha, oferece instigantes aromas de frutas como melão, notas de mel de madressilva e carambola. Em boca entra com acidez presente, e expande em uma ótima untuosidade, com notas de manteiga, melão, pimenta branca, carambola e flores brancas, como jasmim, também um toque amendoado.
Um vinho de corpo médio e persistência média que é bem elaborado. Delicioso!
Perfeito para peixes mais carnudos, frango no sal grosso com alecrim, ou um escondidinho de camarão.
História
Entre os vales do Rio Douro, perto da margem esquerda, na aldeia de Cambres, concelho de Lamego, em frente à Régua, no coração da primeira demarcação pombalina da Região, encontra-se a Quinta da Pacheca, uma das mais prestigiadas e reconhecidas propriedades da Região Demarcada do Douro.
A história da vinha nesta propriedade remonta ao século XVI, quando era um conjunto de vinhas que pertenciam aos Mosteiros de Salzedas e S. João de Tarouca, referência de um documento datado de 1551. A propriedade é mencionada pela primeira vez em 1738, onde é referida como “Pacheca”, uma forma feminina do sobrenome Pacheco, por ser propriedade de uma senhora, D. Mariana Pacheco Pereira, uma mulher imponente que cuidava da propriedade sozinha.
Com cerca de 75 hectares de vinhas próprias plantadas, a Quinta da Pacheca sempre se focou na produção de vinhos Douro DOC e Porto de qualidade e foi uma das primeiras na região a engarrafar vinhos DOC com marca própria.
Em 2012 um novo ciclo começou, quando as famílias Paulo Pereira e Maria do Céu Gonçalves, sócios com um longo e bem-sucedido histórico na distribuição internacional de alimentos e vinhos, assumiram a responsabilidade pelo projeto, com o foco na valorização da qualidade dos vinhos e potencialização do enoturismo.