OLIVI LE BUCHE PUGNITELLO TOSCANA 2011

Toscana IGT, Itália
Toscana IGT, Itália

OLIVI LE BUCHE PUGNITELLO TOSCANA 2011

“Um vinho de personalidade intrigante e fino. Quintessência da Toscana!”

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Sobre o produto

Um tinto exemplar feito com 100% de uva Pugnitello, variedade autóctone da Toscana. Olivi produz no melhor terroir para se capturar a essência desta antiga casta italiana redescoberta em 1981. Um vinho particular que intriga para além da raridade do corte.

Pugnitello vem de uma corruptela da palavra “punho” em italiano, referência ao tamanho diminuto do cacho desta uva, de rendimento naturalmente baixo. Sua colheita é feita como o mesmo método artesanal e criterioso da equipe de Giuseppe Olivi até a fermentação, realizada por 20 a 25 dias sem adição de leveduras.

Ao degustar percebemos a esperada cor púrpura profunda, com tons violáceos da casta se faz presente.

O púrpura do rótulo reflete à taça e em nada a cor indica um vinho de 2011. Púrpura profundo e com boa intensidade, mas já apresentando sinais de evolução no nariz e na boca. Bastante azeitona roxa no nariz. ameixa madura, tomilho, café, toque balsâmico bem presente.

Corpo médio menos, com boa acidez e taninos ainda presentes, apesar de macios. Também sinto que é um vinho para meditação, apreciação com calma, etc. Os taninos pedem companhia de um carré de cordeiro com hortelã.

Para harmonizar, a degustação deve levar em conta o caráter intrigante do próprio vinho. Atende de modestos assados de aves, como o peru, como a elegantes pratos de carne vermelha magra.

História

Nascida no ano 2000 em Sarteano, no coração das colinas de Siena na bela Toscana, a vinícola Olivi Le Buche busca fazer jus ao terroir da antiga região da Etrúria. Terra de grandes vinhos medievais, é cercada por natureza que inspira pinturas bucólicas clássicas italianas.

É neste cenário no sudeste toscano que Giuseppe Olivi e seu filho Riccardo, amantes dos vinhos toscanos, cultivam videiras nativas como Sangiovese, Malvasia, Verdicchio, Trebbiano e a variedade autóctone da região, Pugnitello. Em suas fileiras, também estão castas internacionais de Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier.

Todas elas são cultivadas com rigor e respeito ao ecossistema em vinhas de alta densidade que se espalham por 27 hectares. Na propriedade, ainda há espaço para uma relevante produção do azeite extra virgem D.O.P. La Sovana/Le Buche. Com uma equipe altamente técnica, a Olivi Le Buche reivindica um terroir de enorme lastro histórico na produção vitivinícola, com registros em mapas antigos que remontam a 1826. Além da família Olivi, desde 2006 passou a envolver os sócios Bernadette e Eric Doyle Higghins (este último já falecido).

Na adega, após a vinificação, cada vinho é envelhecido de acordo com o tipo, perseguindo o "casamento perfeito" entre madeira e casta. O resultado é dado por rótulos que respondem a nomes como Zelìa, Orhora, Memento, Primàio, I Puri e Tempore. Uma vez em visita pela vinícola, aproveite a recepção calorosa dos Olivi para fazer degustações guiadas e até mesmo se hospedar neste charmoso recanto da Toscana.

Whats App Message