OLIVI LE BUCHE MEMENTO TOSCANA IGT 2010

Toscana, Itália
Toscana, Itália

OLIVI LE BUCHE MEMENTO TOSCANA IGT 2010

Auspicioso e marcante vinho toscano da 2010. É um prazer desfrutar de seu auge depois de mais de uma década de guarda.

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • MassasMassas
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Descanso

10 min

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

18.00 °C

Uva/Corte

  • Sangiovese
  • Syrah

Sobre o produto

Como o nome sugere, este rótulo da promissora vinícola de Giuseppe Olivi é digno de ficar gravado na memória. Apresenta-se particularmente envolvente por sua textura aveludada e final robusto, porém refrescante, graças às vinhas densas e altitude considerável com abundante sol matinal do sudeste toscano.


A evolução deste blend de 50% Sangiovese e 50% Syrah (e a memória de sua vivíssima safra) é algo que se nota desde o momento em que o vinho é servido em taça. A cor rubi com halo granada indica a sua idade.


O nariz reverbera toda a intensidade da sua evolução: cogumelos, aceto balsâmico, frutas passas, castanhas, pimenta branca, couro, tabaco, incenso. E o vinho não para de se abrir. É um vinho para se degustar sem pressa e ir acompanhando a sua performance.


Chama atenção que ainda tenha boa entrega de fruta no paladar. Fruta cozida, geleia de amora, um toque de balsâmico e uma pitada de pimenta-do-reino. Seus taninos ainda são vigorosos e o vinho mantém boa acidez.


Este grande toscana pede a companhia de algo especial à mesa: um cabrito assado, coxa de pato confitada ou uma seleção super premium de embutidos e queijos igualmente maturados.


Sugerimos passar este vinho rapidamente por um decanter, para que se abra depois de tantos anos engarrafado. Depois de aerado, volte-o para a garrafa e vai notar a diferença.

História

Nascida no ano 2000 no coração das colinas de Siena, na bela Toscana, a vinícola Olivi Le Buche busca fazer jus ao terroir da antiga região da Etrúria. Terra de grandes vinhos medievais, é cercada por natureza que inspira pinturas bucólicas clássicas italianas.


É neste cenário que Giuseppe Olivi e seu filho Riccardo, amantes dos vinhos toscanos, cultivam videiras nativas como Sangiovese, Malvasia, Trebbiano e a variedade autóctone da região, Pugnitello, combinadas com videiras internacionais clássicas.


As vinhas se espalham por 27 hectares, dentro do qual há espaço ainda para uma relevante produção do azeite extra virgem D.O.P. La Sovana/Le Buche. Com uma equipe altamente técnica, a Olivi Le Buche reivindica um terroir de enorme lastro histórico na produção vitivinícola, com registros em mapas antigos que remontam a 1826. Além da família Olivi, desde 2006 passou a envolver os sócios Bernadette e Eric Doyle Higghins (este último já falecido).


Em suas fileiras, estão as variedades nativas citadas, além das internacionais Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier. Todas elas são cultivadas com rigor. O resultado é dado por rótulos que respondem a nomes como Zelìa, Orhora, Memento, Primaio, I Puri e Tempore.


Uma vez em visita pela vinícola, aproveite a recepção calorosa dos Olivi para fazer degustações guiadas e se hospedar com todo o charme deste recanto da Toscana.

Whats App Message