NORTON PINOT NOIR BARREL SELECT 2021

Mendoza, Argentina
Mendoza, Argentina

NORTON PINOT NOIR BARREL SELECT 2021

Pinot Noir blend de elegância francesa com carácter de Luján de Cuyo, assinado pela centenária Norton. Experimente!

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • ÁrabeÁrabe
  • AvesAves

Avise-me

Teor Alcoólico

14.00%

Tempo de Barrica

12 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

Um expressivo Pinot Noir que nasce do excepcional terroir de Luján de Cuyo com o savoir faire da centenária Bodega Norton, combinando a elegância francesa ao caráter mendocino. De vinhedos jovens, entre 15 e 30 anos, 50% deste tinto amadureceu em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo usos por 12 meses, com mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.


De brilhante cor violeta, oferece complexas notas de frutas vermelhas maduras, especialmente framboesas e um sutil toque de ervas e especiarias, decorrentes do estágio em carvalho.


Em boca é um veludo, com taninos bem afinados e boa estrutura, um Pinot Noir que preenche o palato e entrega toda a tipicidade e afeto de Mendoza. Delicioso!


Excelente combinação para aquecer os corações, costelinha suína ao barbecue, massas ao molho de carne ou ao funghi.

História

A saga da Norton começou em 1895, quando o engenheiro inglês Edmond James Palmer Norton foi para Mendoza construir uma linha férrea, que uniria a cidade ao Chile. Pressentindo que ali seria um excelente lugar para cultivar uvas, importou mudas de videiras da França e iniciou a produção de vinhos, numa das primeiras vinícolas da região.


O rumo da empresa começou a mudar em 1989, quando o empresário austríaco Gernot Langes-Swarovski, hoje mundialmente conhecido pelos seus disputados cristais, comprou a Norton, impressionado pela beleza dos vinhedos e da região e pelo fato de ser a única das tradicionais bodegas argentinas circundada pelos seus próprios vinhedos.


O passo seguinte foi a modernização das instalações, tarefa confiada a seu filho Michael Halstrick, que a executou com rara competência, colocando a Norton como uma das principais empresas do ramo na Argentina.


Hoje, a produção dos vinhos está nas mãos de uma competente equipe de viticultura e enologia, coordenada pelo engenheiro agrônomo Pablo Minatelli e pelo enólogo argentino David Bonomi, que já foi considerado um dos 10 melhores profissionais da área na América do Sul pela revista Decanter, e recentemente honrado com o título de Enólogo do Ano de 2020 pelo Master of Wine Tim Atkin.

Whats App Message