NORTON MALBEC DOC TINTO


NORTON MALBEC DOC TINTO
Malbec muito elegante e com taninos aveludados e convidativos, mais tranquilo para um Malbec de Mendoza, porém, com toda a tipicidade da região
Harmonize com
Sobremesas
Avise-me

TEOR ALCOÓLICO
14.50%
TEMPO DE BARRICA
6 MESES
TEMPERATURA
16.00 °C
UVA/CORTE
MalbecSobre o produto
Um Malbec clássico de um de seus mais expressivos terroirs, produzido na sub-região D.O.C. de Luján de Cuyo em Mendoza. O vinho passa por 3 dias de maceração: 7 dias a 25 °C. Fermentação: 15 dias a 22°C. Fermentação malolática: 100% natural. Maceração a frio: 3 dias entre 8 e 10 °C. Envelhecimento de 12 meses em barricas e pelo menos 12 meses em garrafa.
História
A saga da Norton começou em 1895, quando o engenheiro inglês Edmond James Palmer Norton foi para Mendoza construir uma linha férrea, que uniria a cidade ao Chile. Pressentindo que ali seria um excelente lugar para cultivar uvas, importou mudas de videiras da França e iniciou a produção de vinhos, numa das primeiras vinícolas da região.
O rumo da empresa começou a mudar em 1989, quando o empresário austríaco Gernot Langes-Swarovski, hoje mundialmente conhecido pelos seus disputados cristais, comprou a Norton, impressionado pela beleza dos vinhedos e da região e pelo fato de ser a única das tradicionais bodegas argentinas circundada pelos seus próprios vinhedos.
O passo seguinte foi a modernização das instalações, tarefa confiada a seu filho Michael Halstrick, que a executou com rara competência, colocando a Norton como uma das principais empresas do ramo na Argentina.
Hoje, a produção dos vinhos está nas mãos de uma competente equipe de viticultura e enologia, coordenada pelo engenheiro agrônomo Pablo Minatelli e pelo enólogo argentino David Bonomi, que já foi considerado um dos 10 melhores profissionais da área na América do Sul pela revista Decanter, e recentemente honrado com o título de Enólogo do Ano de 2020 pelo Master of Wine Tim Atkin.